Nota de Pesar – Professor Emérito Arthur Almada Lima Filho

Por em 27 de outubro de 2021

A Universidade Estadual do Maranhão manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor emérito ARTHUR ALMADA LIMA FILHO, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 27 de outubro.
Nascido em Caxias-MA em 1929. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Luís em 1955. Foi Promotor de Justiça nas Comarcas de Brejo e Chapadinha. Exerceu o cargo de Juiz de Direito nas Comarcas de Chapadinha, Timon, Brejo, Viana, São José de Ribamar, Caxias e São Luís. Em 1995, foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão. Foi ainda Vice-Presidente e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão no período de 17/03/1997 a 17/03/1999.
Foi presidente da Federação das Escolas Superiores do Maranhão(FESM) de 1974 a 1976. Foi fundador e primeiro diretor da Escola de Administração do Maranhão. Foi fundador e era presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias.
Professor ALMADA LIMA contribuiu decisivamente para a criação e consolidação da Universidade Estadual do Maranhão, assumindo sempre posições firmes em defesa da autonomia universitária. Exemplo de companheirismo,  cordialidade e de dedicação ao trabalho, deixa um legado singular ao ensino superior, à história e à cultura do Maranhão.
A UEMA solidariza-se com familiares e amigos enlutados pela irreparável perda.
São Luís, 27 de outubro de 2021.
Prof. Gustavo Pereira da Costa