NOTA DE PESAR – Maria Adélia Waquim

Por em 2 de outubro de 2021

A Universidade Estadual do Maranhão manifesta profundo pesar pelo falecimento da professora MARIA ADÉLIA MARANHÃO WAQUIM, Diretora do Campus de São Bento, ocorrido ontem, dia 1º de outubro.

Na história da Uema, como instituição universitária, o nome de MARIA ADÉLIA MARANHÃO WAQUIM está associado à criação da Escola de Veterinária do Maranhão, no início da década de 1970, como professora fundadora, a convite do Professor Jacques Inandy Medeiros, Presidente da Federação da Escolas Superiores do Maranhão (FESM), e à formação de gerações de profissionais do Curso de Medicina Veterinária, hoje vinculado ao Centro de Ciências Agrárias. Era funcionária do Ministério da Agricultura à época. Com a criação da Escola de Veterinária do Maranhão, dedicou-se exclusivamente ao ensino a pesquisa e a extensão na FESM. Foi funcionária também da Secretaria da Agricultura (Sagrima). Durante muitos anos, coordenou a Fazenda Escola de São Bento – FESB, unidade acadêmico-administrativa integrante do Centro de Ciências Agrárias – CCA com significativa participação nas atividades dos cursos das Ciências Agrárias de graduação e pós-graduação.
Em 2020, assumiu a Direção do Campus de São Bento, cheia de entusiasmo por mais um desafio em prol da Uema a que tanto sentia orgulho de fazer parte.

Para todos nós que tivemos o privilégio do convívio sempre repleto de cordialidade fraterna, companheirismo e dedicação, deixa, em nossa memória, a lembrança marcante e um grande legado ao ensino superior do Maranhão.

A UEMA solidariza-se com familiares e amigos enlutados pela perda irreparável

São Luís, 2 de outubro de 2021.

Prof. Gustavo Pereira da Costa