Tem início I Encontro Acadêmico dos Cursos Superiores do PROFITEC

Por em 8 de outubro de 2021

Na noite desta sexta-feira (8), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou a Solenidade de Abertura do I Encontro Acadêmico dos Cursos Superiores em Tecnologia do Programa de Formação Profissional e Tecnológica (PROFITEC).

O evento online, que acontece até 10 de outubro, tem como tema “Os desafios e novas Perspectivas do Mundo do Trabalho” e objetiva a troca de experiências entre acadêmicos, pesquisadores e profissionais, através de um temáticas multidisciplinares e transversais.

Participaram da abertura o reitor Gustavo Costa; o vice-reitor Walter Canales; o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão(SECTI), Davi Telles; a pró-reitora de Graduação da UEMA, Fabíola Santana; o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UEMA, Fernando Lima; e o coordenador geral do PROFITEC/UEMA, Lúcio Campos.

De acordo com o reitor Gustavo Costa, o primeiro evento do PROFITEC já é um dos resultados que orgulham a IES.

“O PROFITEC é um jovem programa que já nos orgulha pelos resultados que apresenta logo em seus primeiros passos. O PROFITEC nasceu com esse espírito inovador de desenvolver uma alternativa de formação mais voltada para o ambiente tecnológico e para atender aos setores produtivos, dando aos nossos jovens a chance de escolher novos caminhos. Temos a convicção de que devemos oferecer formação aos nossos estudantes e esta formação vai permitir ter a possibilidade deles se  profissionalizarem em diferentes caminhos”, comentou.

Já o vice-reitor Walter Canales compartilhou que o PROFITEC será ampliado no próximo ano.

“Atualmente, temos três cursos em 6 municípios e, a partir do próximo ano, teremos mais um curso e ofereceremos os cursos existentes em mais cidades, atendendo a um total de 11 cidades maranhenses. Creio que assim começa a surgir outra vertente da UEMA para atender a sociedade. Existe essa dificuldade no Brasil de encontrar profissionais qualificados, especialmente no setor produtivo. Nós estamos nessa trilha para sanar essa dificuldade no Maranhão ”, comemorou.

O coordenador geral do PROFITEC, Lúcio Campos, desejou aos participantes um evento exitoso e reforçou o diferencial do novo programa da UEMA que nasce para transformar a realidade de muitos maranhenses do interior do Maranhão.

“O PROFITEC é um programa inovador na nossa universidade. Ele oferta cursos de tecnólogos que são cursos de graduação reconhecidos, com duração de 2 anos e meio a três anos, além disso tem a vantagem das aulas acontecerem aos finais de semana. A ideia do Programa é ofertar qualificação profissional nas cidades onde há maior carência de mão-de-obra, diminuindo o êxodo do interior para a capital e, ao mesmo tempo, promover crescimento e renda local”, explicou.

Para o secretário Davi Telles, que ministrou a palestra magna sobre “O Programa Inova Maranhão como ferramenta de ativação de ecossistemas de inovação e de desenvolvimento socioeconômico do Maranhão”, o Programa Inova Maranhão tem relação estreita com o tema do evento, pois funciona como uma das molas propulsoras da inovação, do novo mundo do trabalho e do desenvolvimento socioeconômico do nosso estado. Além disso, ele ressaltou o papel da UEMA no contexto atual da sociedade.

“A UEMA é uma resistência nesse momento que estamos atravessando, essa universidade é um marco na história do Maranhão e cada vez mais irá desempenhar um papel muito importante”, enfatizou.

Confira a transmissão completa do evento aqui.

Por Débora Souza