UEMA lança editais de auxílios do Programa de Assistência Estudantil

Por em 1 de outubro de 2021

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Coordenação de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), lança os editais de seis auxílios do Programa de Assistência Estudantil. No período de 01 a 31 de outubro de 2021, estarão abertas as inscrições para a seleção dos auxílios: Creche, Alimentação, Refeição, Moradia, Emergencial de Inclusão Digital e da Bolsa Permanência.

O Programa se trata de um conjunto de ações destinadas aos estudantes regularmente matriculados em cursos regulares presenciais de Graduação, visando a permanência e a melhoria do desempenho acadêmico. O programa fundamenta-se como uma importante ação de articulação social e faz parte do processo de democratização da UEMA. Além disso, busca funcionar como instrumento de proteção social em tempos de crise pandêmica.

O Programa de Assistência é formado por 6 auxílios:

O Auxílio Moradia que tem o objetivo de assegurar a concessão de apoio financeiro para o pagamento de despesas com moradia e evitar a evasão de estudantes, regularmente matriculados em cursos presenciais regulares de graduação da UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, cujas famílias residam em outro país, estado ou município diferentes dos campi onde estejam matriculados, assegurando-lhes a concessão de apoio financeiro, exclusivamente, para pagamento de despesas com moradia.

O Auxílio Creche tem por objetivo contribuir com a redução da evasão acadêmica decorrente da maternidade, de estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais regulares de graduação da UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, assegurando-lhes a concessão de apoio financeiro, exclusivamente, para pagamento de despesas com creche.

O Auxílio Alimentação objetiva complementar despesas com alimentação, nos campi onde não exista restaurante universitário, aos estudantes de graduação da UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O Auxílio Refeição busca assegurar a concessão de apoio financeiro para pagamento de despesas com refeição aos estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais regulares de graduação do Centro de Estudos Superiores de Balsas – CESBA/UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica;

O Auxílio Emergencial de Inclusão Digital consistirá em ofertar aos estudantes, matriculados em cursos de graduação presencial, Programa Ensinar ou Programa PROFITEC da UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, as condições técnicas para o acesso à internet, mediante o fornecimento de SIM CARD, com plano mensal de dados móveis (3G/4G), via Serviço Móvel Pessoal (SMP) com 20GB.

A Bolsa Permanência tem por objetivo minimizar a evasão nos dois primeiros períodos dos estudantes matriculados em cursos presenciais regulares de graduação da UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, na qual o estudante será encaminhado para desenvolver atividades em um dos setores da UEMA, sob supervisão da um(a) professor(a).

Todas as etapas do Processo Seletivo serão efetuadas pelo SIGUEMA.

Serão disponibilizadas:

645 vagas para o AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO

100 vagas para o AUXÍLIO CRECHE

280 vagas para o AUXÍLIO MORADIA

120 vagas para o AUXÍLIO REFEIÇÃO

1.150 SIM CARDs para o AUXÍLIO EMERGENCIAL DE INCLUSÃO DIGITAL

102 vagas para o BOLSA PERMANÊNCIA

Confira os editais:

Auxílio Alimentação clique aqui.

Auxílio Creche clique aqui.

Auxílio Moradia clique aqui.

Auxílio Refeição clique aqui.

Auxílio Emergencial de Inclusão Digital clique aqui.

Bolsa Permanência clique aqui.

Por Karla Almeida