UEMA realiza solenidade de Outorga do título de Professor Emérito

Por em 15 de outubro de 2021

A Universidade Estadual do Maranhão realizou, nesta sexta (15), solenidade de Outorga do título de Professor Emérito. Receberam a honraria pelos relevantes serviços prestados à sociedade, à comunidade acadêmica e pelo empenho em prol do desenvolvimento científico e tecnológico, 62 professores.

A abertura ficou por conta da apresentação musical da aluna do 8º período do Curso de Licenciatura em Música, modalidade EaD, da Instituição, Maíra Silva Alves.

“Ser emérito vai muito além da condição da aposentadoria. Está também dito como significado da palavra emérito a qualidade de quem é experiente, de quem é sábio, prestigiado. Este é o reconhecimento que a UEMA faz no dia de hoje. Reconhece a trajetória competente, íntegra, ética de cada uma das senhoras e senhores. Esta universidade está às vésperas de completar 40 anos e as pegadas de vocês estão ao longo desse caminho. A nossa IES jamais seria o que é hoje se não fosse pelo compromisso e dedicação de vocês”, disse o reitor Gustavo Costa.

Em nome de todos os homenageados, a professora Creuzimar Leitão Siqueira agradeceu pelo reconhecimento dispensado àqueles que cumpriram a missão de contribuir com o desenvolvimento da sociedade.

“Na UEMA ensinamos mais do que princípios e tecnologias, mas princípios e valores humanos, ética, moral e o princípio de todos, que é o amor deixado pelo exemplo de Deus, que se fizeram fundamentais no nosso cotidiano. Então, é com imenso júbilo que vos falo nesta data tão festiva, que representa a culminância de uma vida acadêmica, ou seja, um arcabouço de todo um florescer intelectual das nossas vidas acadêmicas. Agradecemos ao nosso reitor, que com sensibilidade e apreço a todos soube reconhecer nossa contribuição na construção e desenvolvimento dos cursos e até da administração da Instituição”, destacou ela.

Na ocasião, os homenageados participaram de um vídeo, no qual responderam a seguinte pergunta: “O que representa ser professor da UEMA?”.

“Ser professora da UEMA significa acreditar em uma gestão pública de qualidade, acreditar em uma gestão focada no ensino, pesquisa e na extensão. Enquanto mulher negra ser professora da UEMA significa uma conquista, ocupação de espaços que também são nossos. Simboliza uma missão de socialização de conhecimento. É um ato de amor. Gratidão UEMA por poder fazer parte dessa historia”, disse a homenageada Ádemas Galvao no vídeo.

Para o também homenageado Gilson Soares, “ser professor da UEMA é ter o compromisso de levar à sociedade o conhecimento científico gerado em sua independência de modo que esses avanços sejam capazes de promover o desenvolvimento sócio econômico com benefícios para todos”.

O evento foi encerrado com a apresentação do Coral da Universidade Aberta Intergeracional  – UNABI/UEMA.

Confira a lista de todos os homenageados:

1. Ádemas Galvão de Lima Nogueira
  1. Airton Antelmo de Sousa
  1. Alan Kardek Gomes Pacheco Filho
  1. Algemira de Macedo Mendes
  1. Angela Maria Vasconcelos de Sousa Trindade
  1. Antonio Cleto Pinheiro Junior
  1. Antonio Fernando Carvalho Silva
  1. Antonio Guara Sobrinho
  1. Antonio José Muniz
  1. Berilo Sousa de Araújo
  1. Bernardo Ramos dos Santos (In Memorian)