Alunos de Enfermagem do Campus Balsas criam aplicativo para melhor atendimento aos idosos

Por em 10 de novembro de 2021

Acadêmicos do curso de Enfermagem do Campus Balsas da Universidade Estadual do Maranhão criam aplicativo sobre a melhoria dos atendimentos dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em relação a diagnosticar o autocuidado em idosos.
A iniciativa veio devido ao Ideathon, um evento realizado pela Unibalsas (Faculdade de Balsas) em parceria com o SEBRAE, em que buscava ideias inovadoras na intenção de expor a criatividade dos alunos da própria instituição e de universidades públicas da região de Balsas/MA, onde ideava soluções para os problemas propostos dentro de uma maratona. O desafio foi dividido em três subcategorias: Saúde Preventiva, Saúde Pública e Agronegócio.

Os alunos da Universidade optaram pela subcategoria saúde preventiva. Em vista disso, foram três dias para produzir algo inovador. Dessa forma, surgiu o aplicativo Elderly Self Care (ESC), onde foi feita uma coleta de dados com os agentes comunitários de saúde da região, que relataram ser um aplicativo útil para profissão e que melhoraria o atendimento. O aplicativo avaliará o autocuidado em escalas de baixo risco, médio e alto, para que assim o profissional consiga prestar uma maior assistência para os idosos com um risco elevado.
Outro fator relevante, é que o aplicativo está dividido em bairros, assim como as Unidades Básicas de Saúde, onde as casas dos idosos estarão cadastradas como se fosse um estabelecimento comercial, facilitando e dando uma maior praticidade aos ACS.
“De modo geral, participar de um evento como esse, foi bastante satisfatório e inovador, visto que um curso da área da saúde nunca tinha aprimorado suas ideais em conjunto com a tecnologia. O evento nos mostrou que somos capazes de ir além do que imaginamos”, disse o Diretor do Campus Balsas, Prof.Luciano Façanha.
Alunos do curso de Enfermagem, Campus Balsas participantes: Ana Júlia Virgínio dos Santos; Jádina Santos Silva; Luma Kauane Borges Lopes; Matheus Costa Bezerra; Tatiza Silva Miranda Guimarães.