Professor do Campus Caxias realiza pré-lançamento de livro sobre grupo teatral caxiense

Por em 18 de novembro de 2021

O professor Elizeu Arruda, do Departamento de Letras do Campus Caxias, realizou, no XX Simpósio de Letras, o pré-lançamento do livro Iluminando Sombras: o teatro político em Caxias-MA nas décadas de 1980 e 1990.

A obra, com 230 páginas, é resultado de sua pesquisa de Doutorado em História pela UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos-RS). Ela conta a trajetória do Grupo Teatral Sombras (GTS) que, nas décadas de 1980 e 1990 efetivou, em Caxias, MA, atividades cênicas que tinham o propósito de despertar a consciência política dos espectadores. A escolha, feita pelo GTS, de textos e autores para levar ao palco, estava firmada no objetivo de educar politicamente as plateias.

Segundo o professor Elizeu: “a companhia artística, composta por jovens interessados pela arte da interpretação, era coordenada por integrantes que tinham vinculação ou aproximação com os partidos políticos de esquerda. Esse fato explicaria o teatro de engajamento sociopolítico praticado pela companhia. A arte era vista não apenas como deleite de fruição, mas também, como um dos instrumentos colaborativos para a transformação social. Tal concepção permeava as ações de grupos teatrais que inspiraram o Sombras: Teatro de Arena, Grupo Opinião, Teatro Oficina”, explica.

Acerca das contribuições que a obra estabelece, a Profa. Dra. Maíra Inês Vendrame, prefaciadora do livro, declara: “Destaco, por fim, um ponto que considero ser uma das principais contribuições do presente livro: a promoção de ações auto-afirmativas por meio de estudos acadêmicos, a valorização da cultura local e a preservação da história e memória do Grupo Sombras”.  O livro, dialogando com o seu próprio título, pretende lançar luz e tornar muito visível a importância do Grupo Teatral Sombras na história da arte e cultura caxiense e maranhense.

Por Emanuel Pereira