UEMA e CAPES discutem parceria

Por em 17 de novembro de 2021

Juntas, universidade e fundação já ofertaram mais de 300 mil vagas em cursos on-line na plataforma Eskada.

Na última semana, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) promoveram um encontro para discutir a parceria na oferta de cursos on-line e gratuitos, voltados para a formação de professores e demais profissionais da educação. Participaram do encontro, realizado em Brasília, o professor Walter Canales, vice-reitor da UEMA, a professora Ilka Serra, coordenadora geral do UEMAnet, e Roberta Simões, diretora de Convênios. O grupo foi recepcionado pela professora Claudia de Toledo, presidente da CAPES.

Desde 2020, UEMA e CAPES mantêm uma parceria em prol da formação de professores no desenvolvimento de habilidades e competências no uso de tecnologias educacionais digitais. Até o momento, mais de 300 mil vagas já foram disponibilizadas entre os cursos de Psicologia da Educação, Desenho Didático para o Ensino On-line, Como Produzir Videoaulas, Mediação em Educação a Distância e Multimeios em Educação, todos pela plataforma Eskada do UEMAnet. O curso mais recente da parceria é Formação para Docência Digital em Rede, ministrado por professores brasileiros e portugueses e com certificação dupla, chancelada pela UEMA e Universidade Aberta de Portugal.

Para o professor Walter Canales, a parceria representa o esforço entre a universidade e a Fundação em prol da educação. “Esta é uma oportunidade importante para dialogar sobre as perspectivas futuras e confirmar o compromisso com o ensino de qualidade e formação docente. Estamos devolvendo à sociedade o investimento em educação e acompanhando, com satisfação, os resultados obtidos até aqui”, comentou o professor.