UEMA e IEMA assinam acordo de cooperação técnica para oferta de vagas para profissionais do Instituto em Programas de Pós-graduação

Por em 16 de novembro de 2021

Na manhã desta terça-feira (16), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), assinaram um acordo de cooperação técnica visando a oferta de vagas para titulação de profissionais do IEMA no nível de mestrado em Programas de Pós-Graduação da Universidade.

O acordo de cooperação prevê vagas para os programas de Pós-Graduação em História, Letras, Educação e Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço.

Participaram da assinatura o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o reitor do IEMA, Alex Oliveira, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rita Seabra e os coordenadores dos programas de Pós-graduação.

“Assinamos hoje dois termos de cooperação técnica com o IEMA, e por meio desse acordo iremos oferecer vagas de mestrado para os professores do Instituto. Esse acordo é importante para a universidade porque demonstra a nossa capacidade de formação em nível de Pós-Graduação stricto sensu, dando um retorno a sociedade dos trabalhos que são desenvolvidos na UEMA”, destacou a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rita Seabra.

Para o reitor da UEMA, Gustavo Costa, o acordo resultará em um processo de qualificação permanente dos professores que atuam na educação profissional. “Essa parceria exitosa entre o instituto e a nossa universidade redundará no processo qualificação dos professores que atuam nessa grande rede hoje de educação profissionalizante voltada para a ciência e tecnologia que é o IEMA. Também significa o nível de qualidade dos nossos Programas de Pós-Graduação, sobretudo na área de formação de professores, então hoje é um dia bastante promissor para a educação do estado”, disse o reitor.

Segundo o reitor do IEMA, Alex Oliveira, o acordo vai permitir a qualificação dos professores do Instituto e assim avançar na produção de ciência e tecnologia. “Esse acordo de cooperação que vai possibilitar que os professores do IEMA participem dos programas já tão bem avaliados da Universidade, qualificando os nosso professores de forma que possamos contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico do estado de uma maneira bastante qualificada como a UEMA já realiza em várias áreas de conhecimento” disse Oliveira.

Os editais para os Programas de Pós-Graduação citados no acordo serão lançados em breve.