UEMA lança cursos de aperfeiçoamento para profissionais de escolas comunitárias

Por em 9 de novembro de 2021

Os cursos de Formação Continuada foram viabilizados por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Duarte Junior.

Na última segunda-feira (08), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), promoveu o lançamento do edital do projeto Formação Continuada de Profissionais das Escolas Comunitárias no Contexto da Inclusão Social, que abrange os cursos de formação em Tecnologias Digitais no Contexto da Educação Básica e em Gestão Administrativa Escolar, ambos na modalidade a distância. O projeto foi viabilizado por meio de destinação de emenda parlamentar do deputado estadual Duarte Junior. Os cursos são voltados para os profissionais que atuam nas escolas comunitárias no estado do Maranhão. As inscrições se estendem até 22/11 e podem ser realizadas pelo site seletivos.uemanet.uema.br.

O objetivo do projeto é a formação do corpo docente e da equipe administrativa das escolas comunitárias na perspectiva de aperfeiçoamento de suas práticas, considerando os avanços tecnológicos e sem perder de vista as especificidades de cada área. Os cursos são gratuitos, possuem carga horária de 200h cada, duração de 3 meses e serão realizados de forma 100% on-line. Ao todo, 1.200 vagas estão sendo ofertadas entre os dois cursos. Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa atuar na área pedagógica ou administrativa das escolas comunitárias do Maranhão e possuir formação escolar mínima, conforme orientado no edital do processo seletivo, disponível no site uemanet.uema.br.

O projeto é fruto da iniciativa da professora Flavyandressa Lobato Sá, representante das escolas comunitárias. “Investir na educação continuada é essencial para trilharmos e construirmos novos caminhos de conhecimento”, comentou a professora. A coordenadora do UEMAnet, professora Ilka Serra, corrobora. “A UEMA acredita na educação que transforma vidas e, por isso, não mede esforços para apresentar a sociedade mais uma formação que visa democratizar o conhecimento. Aqui, sempre pensamos na formação de professores e, com este projeto podemos abranger também a equipe administrativa. Profissionais que lutam todos os dias pela educação no nosso estado, por meio das escolas comunitárias”, comentou a professora.

Para o deputado Duarte Junior, o projeto é mais uma oportunidade para aprimorar a educação no estado. Em 2020, ele também viabilizou, por meio de emenda parlamentar, os cursos de pós-graduação em Psicologia da Educação e Gestão Educacional Escolar, ofertados de forma gratuita aos professores do estado. “No momento em que vivemos atualmente, às voltas com tanto negacionismo, é preciso falar sobre a importância das escolas comunitárias e do fortalecimento do ensino básico. O objetivo, na destinação desses recursos, é contribuir para que as crianças maranhenses tenham acesso a um ensino de qualidade”, comentou o deputado.

Para o reitor da UEMA, professor Gustavo Costa, o projeto dá voz aos profissionais das escolas comunitárias. “A essência delas está ligada às necessidades da camada trabalhadora e é nesse ponto que nasce o compromisso social, a visão democratizante, a perspectiva inclusiva que se propoem as escolas comunitárias”, afirmou o reitor. “Da parte da UEMA, só temos a agradecer pela oportunidade de atuarmos também nesse segmento de formação de profissionais das escolas comunitárias, oferencendo o que temos em termos de experiência e competência para fazer”, finalizou o professor.

Assista o lançamento AQUI.

Por Laryssa Neves