UEMA tem 3 pesquisas finalistas no Prêmio FAPEMA 2021, categoria PopVídeo

Por em 23 de novembro de 2021

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) abriu a votação para escolha do vencedor do Prêmio FAPEMA 2021: Mulheres Cientistas do Maranhão na categoria PopVídeo Ciência.
Três pesquisas da Universidade Estadual do Maranhão estão concorrendo, são elas: Variáveis edáficas associadas à produtividade do milho e ao uso da terra em solos frágeis da Amazônia Maranhense, realizada pelo mestre em Agricultura e Ambiente da UEMA  Victor Reis com orientação do professor doutor Emanoel Gomes de Moura; Ecologia Alimentar do robalo (Centropomus Undecimalis) na região costeira do Maranhão realizada pela graduada  em Ciências Biológicas pela UEMA  Jéssica Pereira Souza, com a orientação da professora doutora Zafira Almeida e a  Acadêmica do curso de Letras da Uema, Luila Lima, analisa em sua pesquisa, as personagens femininas das obras O Mulato (1881), O homem (1887), O cortiço (1890) e A Mortalha de Alzira (1894), com orientação do professor Emanoel César Pires de Assis.
“O prêmio FAPEMA é o evento mais importante da ciência maranhense e a cada ano vem ganhando mais destaque no Norte e Nordeste. E como pesquisador, me sinto honrado de estar entre os finalistas. O prêmio é visto por mim não apenas como uma forma de reconhecimento do mérito individual de cada candidado, mas sobretudo premia os grupos de pesquisa ao qual fazemos parte e que dia-a-dia desenvolvem tecnologias com potencial de resolver problemas estruturais da sociedade”, afirma o pesquisador  Victor Reis, um dos finalistas.
Em sua 16ª edição, o Prêmio FAPEMA deste ano está divido em nove categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica, Popvídeo Ciências e Prêmio Homenagem Especial FAPEMA.
O Prêmio FAPEMA tem como tema “Mulheres Cientistas do Maranhão” e homenageia três pesquisadoras que atuam no estado: Ana Angélica Macêdo do IFMA, Luciane Brito (em memória) da UFMA e Zafira de Almeida da UEMA.
Acesse o link e faça a sua votação https://www.fapema.br/premio-popvideo-ciencias-2021/
Por Priscila Abreu