Semana Acadêmica 2021: Inicia o VI Encontro de Iniciação à Docência

Por em 7 de dezembro de 2021

Como parte da programação da Semana Acadêmica 2021, teve início nesta terça (07) o VI Encontro de Iniciação à Docência (ENID). O evento, que traz nesta edição o tema “INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM NOVOS TEMPOS: formação e valorização profissional no diálogo entre lugares e realidades”, reúne alunos, professores e gestores da UEMA e de instituições parceiras dos programas de Residência Pedagógica e de Iniciação à Docência (PIBID), onde refletem sobre o tema em questão.

“Não podemos desestimular os jovens estudantes brasileiros que se interessem pelo magistério, que se comprometam com a educação básica, com a formação das próximas gerações e o façam desde estudante da graduação, com a bolsa como uma forma de garantir a sua permanência, de eliminar a evasão e de dar-lhe condições mínimas, materiais para que tenham uma formação de qualidade. A isso se propõe o PIBID e a Residência Pedagógica, ao aprimoramento e aperfeiçoamento de um estágio que tem como pressuposto não apenas a profissionalização, mas também a sensibilização e a familiarização do ambiente da escola, que será o espaço de atuação dos futuros professores”, disse o reitor Gustavo Costa durante a abertura.

A Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica, Profa.Quésia Duarte, falou um pouco sobre o Programa e a importância do ENID. “O Programa de Residência Pedagógica objetiva induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Voltado para a formação de professores, por meio de parcerias entre as instituições relacionadas a este propósito. O assunto formação de professores é urgente no Brasil, no Maranhão, principalmente no período em que durante a pandemia tivemos que nos afastar de nossas famílias, alunos, escola, universidades, igrejas e instituições diversas. Além disso, infelizmente se tornou comum a desvalorização do trabalho do professor na formação de indivíduos críticos no país, o descrédito das instituições públicas de formação de bons profissionais. Nesse sentido, pergunto: qual o papel do residência pedagógica? do ENID? No meu entendimento é de reconstrução e de resistência. Precisamos assumir uma postura vigilante e, para isso, o saber fazer da reflexão crítica e o saber ser da sabedoria, exercitados permanentemente são fundamentais e pode nos ajudar neste momento de construção e de resistência”, destacou.

Segundo a Coordenadora Institucional do PIBID, Profa.Maria Goretti Cavalcante, “nesta edição do ENID o tema foi muito bem pensado para se trazer um pouco do que se viveu durante esses tempos de pandemia e o que se aprendeu nesses tempos, as realidades. Então, surgiu em consenso a ideia de tratar o tema em questão do evento. Neste VI ENID será mais uma oportunidade de se socializar os trabalhos que são realizados por nossos bolsistas e voluntários dos dois programas. Serão quatro eixos: os saberes da docência, com ênfase na epistemologia da educação, na inovação tecnológica, metodológica, práticas docente, alfabetização e no letramento científico e seus impactos socioculturais; políticas educacionais e identidade docente, com ênfase na formação inicial e continuada de professores; educação, diversidade e inclusão social, com ênfase nas relações entre fundamentos teóricos e metodológicos e recursos digitais em tempos de pandemia; e o último trata de cidadania, direitos humanos e interculturalidade, com ênfase na educação em direitos humanos na superação da violência nos espaços escolares virtualmente e em suas diferentes formas de manifestação. Mais um momento de aprendizado”.

A conferência de abertura abordou o tema central do VI ENID e foi ministrada pela Profa.Dra.Gabriela Pimentel, da Universidade Estadual da Bahia.

Por Paula Lima