Tem início a Semana Acadêmica da UEMA 2021 com palestra sobre “Universidade Pública como estratégia das ciências à estabilidade social”

Por em 6 de dezembro de 2021

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) iniciou hoje(6), de modo virtual, a Semana Acadêmica UEMA 2021, com o tema “UEMA na pandemia: ciência para a vida”.

A Semana objetiva elevar o envolvimento discente na produção científica da UEMA; despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e a comunidade; divulgar conhecimentos gerados na pesquisa, extensão e incentivar a comunidade a participar de eventos científicos.

Na programação científica da Semana Acadêmica, constam cinco eventos: o XXXIII Seminário de Iniciação Científica, com apresentações dos trabalhos de Iniciação Científica PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI e PIVIC; o PRÉ-JOEX, com apresentações dos resultados parciais dos bolsistas que desenvolvem os projetos de extensão do PIBEX, ACOLHER, EXTENSÃO PARA TODOS, MAIS EXTENSÃO; o PRÉ-JOCULT, com apresentações dos resultados parciais dos bolsistas que desenvolvem os projetos de extensão do Bolsa Cultura; o VI Encontro de Iniciação à Docência da UEMA, com apresentações dos bolsistas PIBID e Residência Pedagógica; e Simpósio Agenda 2030 e os ODS na UEMA, promovido pela Assessoria dos ODS/UEMA e AGA/UEMA e que abordará o tema “UEMA 2030 – a agenda global no contexto pandêmico”.

Além dos eventos científicos haverá a exposição de vídeos institucionais, lançamento de livros, revistas científicas e apresentações culturais, planejadas pela Coordenação de Cultura (CC/PROEXAE), com o intuito de refletir e valorizar as variadas formas de cultura e arte no estado do Maranhão.

Mais de mil trabalhos científicos serão apresentados até o dia 10 de dezembro.

Hoje também ocorreu a abertura oficial do XXXIII Seminário de Iniciação Científica, o XXXIII SEMIC.

Durante a solenidade de abertura, o reitor Gustavo Costa deu boas-vindas a todos os participantes e organizadores do evento e comentou sobre o tema do evento.

“Neste ano de 2021, a nossa Semana tem como tema ‘UEMA na pandemia: ciência para a vida’ e é oportuna essa reflexão porque todos nós testemunhamos como a ciência se mobilizou, por meio de instituições, de pesquisadores, de estudantes do mundo inteiro compartilhando dados e informações. Conhecimento foi gerado e protocolos de enfrentamento da COVID-19, essa iniciativa fez com que a população do mundo todo percebesse a ciência de uma outra forma. Hoje, grande parte das pessoas confia no conhecimento gerado pela ciência. É isso que estamos celebrando e exaltando na Semana Acadêmica da UEMA”, enfatizou o reitor.

Durante seu discurso, o vice-reitor Walter Canales pontuou a continuidade das atividades acadêmicas  mesmo em meio à pandemia.

“Neste tempo de pandemia, a pesquisa e a extensão continuaram e nada mais justo que isso seja apresentado para coroar os esforços feitos por alunos e orientadores. Desejo um evento de sucesso e que todos participem da maneira mais intensa possível de toda a programação”, falou o vice-reitor Walter Canales.

Para o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), Paulo Catunda, esse evento revela a convergência entre todos os setores que compõem a UEMA.

“A pandemia transformou a gente, mas ela não nos parou. A gente continuou e conseguiu fazer nossos projetos em um processo convergente, envolvendo as pessoas. Fico feliz com o engajamento de todos para um bem maior e na realização desta Semana Acadêmica”, comemorou.

Já a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (PPG), Rita Seabra, fez menção sobre os esforços dos alunos e professores para execução dos trabalhos de pesquisa que serão apresentados durante o XXXIII SEMIC, ao todo são 605 trabalhos inscritos no evento.

Os inscritos na modalidade leitores passam de 860, entre pessoas da comunidade acadêmica e comunidade em geral. Além disso, serão ministrados 4 minicursos.

“Pelo volume de pessoas inscritas nós percebemos o interesse e consolidação da Semana Acadêmica e do SEMIC, que é um evento bastante antigo na IES. Agradeço às agências de fomento e à UEMA por apostarem em nós que sempre temos tido aumento de bolsas. É muito difícil implementar pesquisa em tempos de pandemia, mas enalteço a bravura e a determinação que todos tivemos para finalizar os nossos trabalhos”, ressaltou a pró-reitora Rita Seabra.

A coordenadora da Semana Acadêmica, Andréa Azevedo, detalhou a programação que ocorrerá durante os 4 dias de evento, além de destacar a importância do evento.

“A Semana Acadêmica é de extrema relevância para toda a comunidade acadêmica da IES, visto que ela traz, compilado em uma semana, a produção científica dos bolsistas e orientadores da UEMA desenvolvidos durante 1 ano”, disse.

Na abertura, o pesquisador Imunologista (PhD pela USP), Gustavo Cabral, ministrou a palestra “Universidade Pública como estratégia das ciências à estabilidade social”, na qual alertou sobre a importância do investimento nas universidades públicas e da conexão entre os pesquisadores com a sociedade.

“O que causa instabilidade da ciência é a falta de investimento em ciência, tecnologia e inovação. Se hoje nós temos um investimento alto e em dois anos há um corte abrupto, as coisas não vão andar de forma contínua. Além do investimento, a gente só consegue a estabilidade se tivermos o suporte social porque daí nós podemos pensar na universidade, na ciência, como estratégia que agrega desde a saúde, à economia e ao meio ambiente, pois tudo que vivemos provém da ciência, tecnologia e inovação. Isso é universidade, isso é academicismo”, explicou.

Confira a transmissão completa da solenidade de abertura clicando aqui.

Veja a programação geral do dia 7 de dezembro:

Por Débora Souza