UEMA lança curso aberto sobre Literatura de Cordel

Por em 28 de dezembro de 2021

A capacitação gratuita está disponível na plataforma Eskada, do UEMAnet

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), acaba de lançar o curso aberto Literatura de Cordel: primeiros passos. O objetivo é compartilhar conhecimento sobre os elementos básicos e o papel social do cordel, valorizando a literatura popular e a pluralidade cultural do país. A nova capacitação é voltada para o público geral, tem carga horária de 45h e está disponível na plataforma de cursos abertos da UEMA, Eskada.

No programa do curso serão abordados temas como as origens e xilogravuras do cordel, a linguagem poética e suas características principais, as adaptações e o discurso social no cordel. Literatura de Cordel encerra a programação de lançamentos do Eskada em 2021. Ao todo, 16 cursos livres e gratuitos foram desenvolvidos e lançados ao longo do ano. A plataforma Eskada foi desenvolvida com o objetivo de contribuir para a capacitação da comunidade em geral, em diversas áreas do conhecimento. Atualmente, Eskada conta com quase 700 mil inscritos e 42 cursos disponíveis, acessados em todo território nacional e em outros 87 países.

Novos cursos – Durante a pandemia, os esforços foram redobrados para o desenvolvimento de novas formações e atualização dos projetos já existentes. Para a professora Ilka Serra, coordenadora geral do UEMAnet, a UEMA cumpre seu papel por meio da plataforma. “Sabemos o quanto é importante as pessoas continuarem estudando, aprendendo e se capacitando, especialmente em um período permeado por tantas incertezas como nos momentos mais intensos da pandemia. Eskada permite a capacitação nas mais variadas áreas, com milhares de atividades e conteúdos especialmente desenvolvidos pela UEMA”, completou a professora.

De educação ambiental a música, passando por teologia e gestão, os novos cursos somam entre si cerca de 100 mil inscrições. A variedade de cursos visa alcançar o maior número de pessoas e atender às mais diversas necessidades.  “A busca pelo conhecimento foi uma forma encontrada para o enfrentamento dos desafios causados pela crise sanitária. A plataforma oferece várias opções de cursos, que o público pode escolher de acordo com suas preferências pessoais e necessidades profissionais. É um espaço, inclusive, onde o aluno pode aproveitar para conhecer uma área completamente nova”, comentou a coordenadora Ilka Serra.

Por Laryssa Neves