UEMA lança curso Educação Patrimonial Online

Por em 2 de dezembro de 2021

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação- UEMAnet, lançou o curso “Educação Patrimonial Online – PatNET”, em parceria com Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas – IESTI.

Esse curso deixa como legado conhecimento e informações aos participantes sobre a importância do Centro Histórico de São Luís e as suas especificidades. Ainda traz abordagens a respeito do Turismo responsável e do potencial da Economia Criativa nesse território arquitetado. O objetivo é contribuir para o sentimento de valorização e pertencimento voltado ao patrimônio material e imaterial do Centro Histórico de São Luís.

“O lançamento do curso PatNET representa o esforço em conjunto de várias equipes, que se dedicaram para oferecer o melhor em termos de conteúdo e tecnologia. Ficamos muito satisfeitos pela oportunidade, através desta parceria com o IESTI e o projeto PatNET, de poder ofertar um curso que propõe a valorização da nossa cidade, um patrimônio histórico cultural, reconhecido pela UNESCO. Nele, é possível conhecer um pouco mais sobre a história, a arqueologia e o turismo responsável em São Luís. Assim, seguimos cumprindo a missão da universidade, que é a democratização do conhecimento, tornando-o acessível para todos”, explicou Lidiane Lima, designer pedagógica do UEMAnet.

Ela, ainda, complementou: “A plataforma Eskada tem contribuído muito para expandir o conhecimento para além dos muros da UEMA. Por meio de seus cursos livres, gratuitos e com certificação, a plataforma tem alcançado um público considerável em todo território nacional e em outros 85 países. Hoje, conta com quase 700 mil usuários e mais de 40 opções de cursos livres, em diversas áreas do conhecimento”.

Segundo o vice-reitor da UEMA, Walter Canales, inicialmente o curso iria atingir 96 pessoas, de forma presencial. “Mas por conta da pandemia o curso foi colocado na plataforma Eskada, estando em modo remoto, de forma que pode ser cursado por pessoas de todo o mundo, ampliando, assim, o número de pessoas atingidas. Um momento muito importante, porque ele coloca o Centro Histórico do Maranhão em evidência e por meio da nossa Universidade para o mundo”, destacou ele.

Para o Presidente do IESTI, Abdelaziz Aboud Santos, “a parceria com a UEMA elevou muito o status desse curso. É uma alegria imensa ver que a gente pode dá um salto não só quantitativo, mas qualitativo pelo excelente trabalho que a Universidade faz e o PatNET juntos com seus professores, técnicos, designers”.

O curso está disponível na plataforma de cursos abertos da UEMA, Eskada.

É dividido em 4 módulos, tem carga horária de 75h, é gratuito e com certificação.

Por Paula Lima