Acadêmica do Campus Caxias é aprovada em dois mestrados durante graduação

Por em 7 de janeiro de 2022

A acadêmica Lusiene Araújo da Conceição, ingressante da primeira turma do Curso de Ciências Sociais (2017.2) do Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), inscreveu-se, em outubro de 2021, para a Seleção de Mestrado em Sociologia na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sendo aprovada nas duas instituições. Vale destacar que ela estava concluindo a graduação em Ciências Sociais ao fazer as inscrições.

Casada, mãe de duas filhas (uma com 12 e outra com 3 anos), Lusiene ingressa no mestrado com a proposta de suscitar debates em torno da maternidade e da carreira acadêmica, tendo iniciado essa construção teórica em 2019 na disciplina “Prática Curricular na Dimensão Sócio-Educacional”, sob a orientação do Prof. Me. Filipe da Cunha Gomes, com a temática “Os desafios enfrentados por mães universitárias com filhos de 0 a 2 anos de idade”. Na ocasião levou estas discussões para o “V Colóquio de Ciências Sociais do CESC/UEMA” e ainda apresentou no “XXXIII Encontro Nacional de Estudantes em Ciências Sociais”, na Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Ela completou a proposta da pesquisa na monografia (que defendeu em setembro), com a orientação da Profa. Dra. Arydimar Vasconcelos Gaioso (diretora do Curso de Ciências Sociais), com a temática “Diálogos maternos: situações enfrentadas no período pandêmico da covid-19 pelas mães universitárias do CESC/UEMA”.

A aluna explica: “O interesse por essa temática veio, primeiramente, em ser este, meu lugar de referência de figura materna e universitária e, em segundo momento, devido às necessidades que surgiram ao levar, algumas vezes, minha filha à Universidade, percebendo diferentes discursos e entraves durante estas idas e verificando os desafios enfrentados por outras mães universitárias em relação à maternidade e ao universo acadêmico”, disse.

Ela prossegue: “A minha efervescência como mãe, graduanda, na ciência e propriamente nesta universidade, demonstra a seriedade que o curso tem, bem como a densidade de conteúdo, e é relevante afirmar que o Curso de Ciências Sociais está apto a formar excelentes profissionais na área. É necessário frisar o lugar de fala que estou ocupando, ser mulher e mãe, o que remete à ideia de sobressair às diversidades que este lugar de fala infere e dar um grande salto para ser pioneira na apresentação da monografia e ainda mais em duas aprovações de seleção de Mestrado em Sociologia. É a conquista de um ser marginalizado por muito tempo no contexto histórico patriarcal, por ser mulher e mãe, que deveria exercer papéis sociais voltados para o cuidado e harmonia do lar, sem participar de decisões e atitudes políticas, bem como cargos e trabalhos externos ao ambiente doméstico”, concluiu.

Desse modo, a aluna traz esse destaque no ambiente acadêmico enquanto ascensão feminina, dando voz e autonomia a mulher na ciência e, além disso, representa, através do discurso em torno da maternidade, o lugar de fala silenciado e extinto por muitas mães em décadas anteriores.

Por: Emanuel Pereira