Egressas do curso de Arquitetura da UEMA lançam livro infanto-juvenil e romance literário

Por em 24 de fevereiro de 2022

Egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão, Milena Carvalho, lança o livro infanto-juvenil “O Sonho de Diana” e romance literário Caderno de receitas – um guia para jovens escritores”, cujas ilustrações são de Christiana Pecegueiro, também egressa do curso de Arquitetura da UEMA.

Estimular o gosto pela leitura em especial pela escrita, é um dos objetivos das duas obras literárias, que serão lançadas na Livraria Circulares no dia 25/02 às 18h30, em Brasília, tendo seu segundo lançamento no dia 06 de março, às 16h, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cururupu.

Cada pessoa que comprar um exemplar dos livros terá desconto de R$10,00 ao doar um livro usado para o projeto “Ciranda Rural”, que consiste em uma curadoria que será realizada pela Yabá e seus parceiros onde 20 livros serão selecionados para passarem 2 meses em cada comunidade rural de Cururupu. O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais realizará a ciranda, e pelo menos um integrante do Sindicato, de cada Associação ou da Yabá, estará presente para coordenar uma roda de conversa sobre literatura e os livros que foram lidos no período em que a caixa de livros ficou na comunidade.

O mesmo desconto de R$10,00 será dado para agricultores filiados ao STTR, sem a necessidade da doação de um livro usado.

Oficinas

Dos tantos cenários que fazem parte do livro, serão utilizados três para representar o universo da obra, e que servirão de base para as mini-oficinas que realizaremos durante o período previsto.

Tais atividades estão diretamente relacionadas ao conteúdo do segundo livro que será lançado simultaneamente: Caderno de Receitas – um guia para jovens escritores. Nele há espaços reservados para a escrita e orientações de como escrever uma história, desde sua estrutura, à construção de enredo e criação de personagens com linguagem simples e direta, tomando como base a história do livro “O sonho de Diana” para que novos escritores possam se inspirar a escrever, embora não seja necessária a leitura do livro para a utilização do Caderno.

As mini-oficinas serão realizadas pela autora dos livros e os seguintes parceiros:
– De 16h00 às 16h40 Oficina de Criação de Manchetes (e títulos para suas histórias): parceria com a Rádio Alvorada.
– De 16h40 às 17h30 Oficina de Contação de Causo (e criação de pequenas histórias): parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cururupu.
– De 17h30 às 18h20 Oficina de Criação de Incentivo à Leitura: parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cururupu, Associação das Comunidades Negras e Quilombolas de Conceição e Adjacências, e com a Associação de Moradores Quilombolas do Povoado de Fortaleza.
– De 18h20 às 20h00 Autógrafo e Apresentação do Projeto de Incentivo à Leitura “Ciranda Rural”.

Sobre os livros

O Sonho de Diana

Diana é uma garota autêntica e inteligente. Sonha em ser uma escritora famosa, mas não sabe ler nem escrever, assim como seu velho pai Anésio, que vive em um asilo. Diana trabalha como vendedora de frutas no Mercado, em frente à Biblioteca Pública da cidade, onde costuma fazer o que mais ama: ouvir audiolivros no setor de acessibilidade. As histórias que ouve e outras que inventa, são a diversão dos idosos do abrigo. Em seu aniversário de 15 anos ganha de presente do pai um gravador de voz, e com ele a oportunidade de gravar o “Universo Fantástico”, a mais incrível de suas histórias inventadas. Desde então, o gravador passou a ser o seu melhor amigo, andando sempre em sua bolsa, junto com todas as fitas, que Diana comprou com o esforço de seu trabalho. Mas em uma noite horrível, durante um arrastão, assaltantes roubam sua bolsa levando embora com eles todo o sonho de Diana. Mas a história não acaba aí. O sonho de Diana é um livro que fala de amor, superação e sucesso.

O Caderno de receitas – um guia para jovens escritores

Estimular o gosto pela leitura em especial pela escrita, é um dos objetivos deste romance literário. O “Caderno de receitas – um guia para jovens escritores”, com espaços reservados para a escrita e orientações de como escrever uma história, desde sua estrutura, à construção de enredo e criação de personagens com linguagem simples e direta, toma como base a história do livro “O sonho de Diana”.

A autora realiza oficinas literárias com públicos de todas as idades desde 2018, e tem em seu público infanto-juvenil, as mais diversas experiências literárias curiosas e fantásticas.

Sobre as autoras

Milena Carvalho é arquiteta pela Universidade Estadual do Maranhão, e cineasta pela Escuela de Cine de Eliseo Subiela, em Buenos Aires. “O Sonho de Diana” é seu segundo livro infanto-juvenil e sua primeira publicação é o romance de autoficção “Quem é essa mulher?”, que a autora utiliza em vários projetos socioculturais com meninas e mulheres de todo o Brasil.

O “Caderno de receitas – um guia para jovens escritores” foi escrito a partir de algumas dessas experiências, que compreendem a escrita como ferramenta potencialmente transformadora.

Christiana Pecegueiro é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual do Maranhão e sempre gostou de desenhar. Atualmente, divide seu tempo como arquiteta no serviço público e trabalhos e estudos em ilustração e design gráfico em Brasília. “O Sonho de Diana” e o “Caderno de receitas – um guia para jovens escritores” foram as suas primeiras ilustrações em livros.

Para mais informações acesse: www.yabafilmes.com.br.