Estudante do Curso de Ciências Sociais é uma das vencedoras do “Prêmio 15 anos de Políticas Públicas para as Mulheres”

Por em 25 de março de 2022

A estudante do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Mayara de Sousa Oliveira, foi uma das vencedoras do “Prêmio 15 anos de Políticas Públicas para as Mulheres”, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

O prêmio foi entregue durante cerimônia realizada no início deste mês e teve como objetivo incentivar a produção técnico-científica com artigos sobre igualdade de gênero, autonomia econômica das mulheres e combate à violência no Maranhão.

Ao todo, dos 18 artigos selecionados para a final, 10 foram premiados com troféu, certificado e prêmio em dinheiro. Os artigos foram divididos em três temáticas: Igualdade de Gênero, Combate à Violência Contra a Mulher e Autonomia Econômica.

Mayara Oliveira, que faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Gênero, Sexualidade e Família (NEGESF/UEMA), coordenado pela professora Neuzeli Pinto, foi premiada na categoria “Combate à violência contra as mulheres” com o artigo científico “Empoderamento e vulnerabilidade feminina em comunidades rurais do Maranhão”.

Os 10 artigos premiados irão ser compilados e publicados no livro “SEMU 15 anos: os avanços das políticas públicas para mulheres nos últimos 15 anos no Estado do Maranhão”, que será lançado em comemoração aos 15 anos da Secretaria de Estado da Mulher.

Por Débora Souza