Governo do Estado e UEMA inauguram Anexo do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA

Por em 31 de março de 2022

O Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, e o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Costa, juntamente com o vice-reitor, Walter Sant´Ana, inauguraram, nesta quinta (31), o Bloco II do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). O momento contou, ainda, com a presença do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles; o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, André Santos; comandante da Academia Miliar Gonçalves Dias (APMGD), tenente-coronel Everaldo Santos; o Deputado Estadual Rafael Leitoa; e demais autoridades da gestão superior da Instituição.

No CCSA funcionam os cursos de Administração, Direito, Ciências Sociais, Formação de Oficiais Militar e, agora, também, o curso de Relações Internacionais. Engloba, ainda, o Programa de Educação Intercultural Indígena, especializações em Direito e Administração e mestrados na área de Ciências Sociais.

Segundo o Diretor do CCSA, Nicodemos Araújo Costa, o novo prédio conta com uma construção de 2.173,51 m², estacionamento de 3.690,14m², auditório com 114 lugares, salas de grupos de pesquisa e foyer com copa e banheiros. O espaço abriga a direção do Centro, departamentos e direções dos cursos do CCSA, além da Agência de Empreendedorismo e Inovação da UEMA – Marandu, programas de especialização e de pesquisa e extensão de todos os cursos. “Com certeza dará sustentação ampla tanto ao pessoal da graduação quanto da pós-graduação. Um dia histórico na história da UEMA”, disse ele.

O reitor da UEMA, Gustavo Costa, destacou que a construção reforça o compromisso da atual gestão em incentivar o ensino, a pesquisa e a extensão como forma de consolidar a Universidade cada vez mais. “Em seu último dia do governador, Flávio nos entrega essa obra. Esse prédio já vinha sendo aguardado por anos, porque este centro expandiu a oferta de cursos e vagas. Um momento muito alvissareiro para UEMA, porque também prestaremos contas desses investimentos que o governo do Estado fez na nossa Universidade desde 2015. Este é mais um avanço na educação do Maranhão e na ampliação do nosso compromisso com a Instituição”, realçou ele.

O Governador Flávio Dino enfatizou a promoção de melhorias, construções, ampliações, equipando e realizando diversos investimentos, que colaboram para o aumento do número de vagas no ensino superior do Estado. “Nós investimos bastante na educação de modo geral no Maranhão. Na educação superior ampliamos vagas, investimos em prédios e novas unidades em todo o território maranhense, não só no âmbito da UEMA, mas também da UEMASUL, a Fapema cresceu, se desenvolveu, gerou mais oportunidades de pesquisa. Tivemos uma atividade intensiva no que se refere a inovação. Por isso, o balanço no que se refere a ciência, tecnologia e ensino superior é um balanço que mostra o resultado concreto do investimento. A inauguração deste prédio praticamente no último dia do nosso governo é uma reiteração do compromisso de que só é possível desenvolver o Maranhão, desenvolvendo as nossas universidades, investindo nas nossas capacidades, nos nossos talentos formando e abrindo caminhos para que esses talentos possam crescer e gerar mais riquezas, gerar processos produtivos aqui no Maranhão. A UEMA está de parabéns pelo seu grandioso trabalho”, realçou.

De acordo com o vice-reitor, Walter Canales, “esse foi mais um dia de realização, mais um dia de felicidade para a comunidade acadêmica, onde estamos concretizando mais um sonho. Que esse complexo, o existente e o mais recente dê mais condições de qualidade aos alunos e aos cursos oferecidos”.

Para o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, esse foi um dia de festa para o ensino superior do Maranhão, para a UEMA. Um dia de reconhecimento da comunidade científica e acadêmica da UEMA. “Uma importante obra que hoje foi entregue, com uma estrutura extraordinária. Um símbolo, um emblema de tudo que foi feito nesse governo de Flávio Dino em relação a educação, em todas as esferas. Desde as escolas dignas, a educação básica, ao ensino superior. Somos o estado que mais investe em pesquisa, num momento no Brasil, onde se ver derreter o nosso fomento de incentivo à pesquisa. A UEMA vive um momento extraordinário, a sorte de ter um grande reitorado e, ao mesmo tempo, um governo comprometido com as causas mais importantes da educação. Parabéns UEMA! Avante UEMA! Viva UEMA! Viva o Maranhão!”, destacou ele.

Na ocasião, o governador recebeu algumas homenagens. A primeira foi a entrega de Menção de Aplauso por ser o governador que mais priorizou e investiu na UEMA em seus 40 anos de existência. Ainda foi entregue uma placa de agradecimento pelo apoio amplo e irrestrito no período de janeiro/2015 a março/2022, que permitiu a Instituição conquistar grandes vitórias, realizar compromissos que há décadas eram aguardados e promover o desenvolvimento institucional que orgulha o povo do Maranhão. Para finalizar o reitor entregou, também, um quadro de fotos com os momentos de grande relevância na Instituição e camisa de comemoração dos 40 anos da UEMA.

“Uma forma de agradecer a prioridade do governador com a educação, toda a atenção com a UEMA, que é materializada por um número muito expressivo de mais de 100 milhões de reais em investimentos nesses 7 anos e 3 meses. Um governador que foi amigo da UEMA”, finalizou o reitor.

Por Paula Lima

Fotos: Rafael Carvalho