UEMA e SENAI encerram Curso de Eletricista de Instalações Prediais

Por em 4 de março de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão(UEMA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), realizou, nesta sexta (04), o encerramento do curso Eletricista de Instalações Prediais.

Com carga horária de 60 horas, o curso teve como público-alvo alunos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

“A parceria veio de um convênio entre UEMA e SENAI e está sendo bastante exitosa mesmo no período em que estamos vivendo. Os alunos se mostram bastante interessados e isso é muito importante para o desenvolvimento profissional deles”, disse o diretor do curso de Engenharia Civil da UEMA, João Aureliano.

Foram 20 alunos distribuídos nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura, que se entusiasmaram com o curso.

“Poder trabalhar esse lado prático do SENAI, com a teoria da UEMA foi uma experiência incrível. Isso transforma a nossa noção de alunos durante uma obra. É algo que ajuda, facilita muito no nosso âmbito profissional. Gostei muito e pretendo fazer outros que forem oferecidos”, animou-se Gabriele Botelho, aluna do 7º período de Arquitetura e Urbanismo.

De acordo com Lelia Catarina, aluna do 2º período de Engenharia Civil, a parceria é muito importante. “Eu ainda não havia tido nenhum contato prático com a minha área, ainda mais entrando na universidade em meio a pandemia. Eu acredito que esse curso vai agregar muito para o meu futuro, principalmente na área profissional”, destacou ela.

Opinião compartilhada por Jailson Junior, do 7º período de Engenharia Civil: “na Universidade temos bastante teoria e aqui colocamos em prática o que aprendemos em sala de aula nessa disciplina. Então, que venha o próximo curso. Que venha para agregar ainda mais na minha vida profissional”.

A parceria contou com 3 cursos: Processos Construtivos de Alvenaria (já encerrado); Eletricista de Instalações Prediais (já encerrado); e Hidráulica, que encerrará semana que vem.

Segundo o coordenador dos cursos da UEMA no SENAI, Airton Egydio Petinelli, a ideia é renovar a parceria e ampliar o número de cursos e áreas beneficiadas.

“Um curso muito interessante mostrou a todos os nossos alunos a questão de como trabalhar a parte de eletricidade. Esse curso vai agregar muito na vida profissional de cada aluno. Vai fazer um enorme diferencial. E a nossa intenção é manter essa parceria com o SENAI. E formatar, além dos cursos que já têm, outros para que possamos propiciar aos nossos alunos cada vez mais um diferencial no mercado, tornando-os melhores qualificados”, ressaltou ele.

Por: Paula Lima
Foto: Rafael Carvalho