UEMA realiza Colação de Grau 2021.2

Por em 24 de março de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão formou, nesta quinta (24), quase 900 novos profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento. Durante a Cerimônia Virtual de Colação de Grau, concludentes dos campi de São Luís (CECEN, CCA, CCT, CCSA), Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Coelho Neto, Colinas, Grajaú, Itapecuru Mirim, Lago da Pedra, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, São Bento, São João dos Patos, Timon e Zé Doca celebraram a conquista do diploma universitário.

Além dos campi da UEMA, a Cerimônia também incluiu os polos EaD presentes nas cidades de Açailândia, Alto Paranaíba, Anapurus, Arari, Carolina, Carutapera, Dom Pedro, Fortaleza dos Nogueiras, Humberto de Campos, Imperatriz, Nina Rodrigues, Porto Franco, Santa Quitéria do Maranhão e Viana.

O reitor Gustavo Costa alertou os formandos para que conservem a humanidade nas relações, no trabalho e no convívio com o próximo. “Que vocês jamais se afastem do primado principal da um cidadão e uma cidadã, do profissional, que é a busca pela humanidade. Humanidade das relações, do trabalho, do convívio, do exercício solidário, da existência, a empatia, a fraternidade, a compaixão, a amizade. Sentimentos que devem nos unir e nos reunir em torno dos ideais que fazem bem a todos nós. Sejam bem aventurados em suas escolhas e suas decisões e que possam, no trilhar da vida, encontrar a marcha certa para sua profissão, para a realização dos seus sonhos e para o alcance dos seus objetivos”, disse ele.

Além disso, ele enalteceu o papel da UEMA na formação cidadã nesses 40 anos de existência: “A UEMA festeja nesse ano quatro décadas de existência, 40 anos realizando ciência para a vida, para a formação de profissionais, para o discernimento da cidadania. Presente em todas as regiões do estado do Maranhão, oferecendo curso nas mais variadas áreas do conhecimento. Preparando gerações, que fizeram e fazem a história do nosso povo, da nossa gente. Os 40 anos da UEMA simbolizam a reafirmação do compromisso desta Instituição, pública e gratuita, que pertence a todos os maranhenses e aos que aqui vivem, a reafirmação de um compromisso que também é um compromisso ético, continuar a nossa trajetória de lutas, conquistas e superações para colocar o homem, a mulher, as pessoas com toda a multiplicidade das suas possibilidades, em toda diversidade que hoje se reconhece e se respeita para que possam buscar seus sonhos, sua realização, a qualidade de sua vida. É para isto que a Universidade celebra o conhecimento, celebra 40 anos, vivenciando momentos como esse. Hoje é a Outorga de Grau de quase 900 novos profissionais, que são entregues para a sociedade”.

Para a Diretora do Centro de Ciências Exatas e Naturais do Campus São Luís (CECEN), Maria Goretti Cavalcante de Carvalho, representando todos os diretores participantes da solenidade, esse é um momento de reconhecimento do esforço coletivo de toda a comunidade acadêmica na continuidade da história da ciência para a vida. “Formandos e formandas chegar até aqui traz a sensação de perseguir a história do conhecimento trazida pela lembrança. Mas não pensem que estarão livres da busca incessante. Atenção, no afã de buscarmos o impossível deixamos de resolver primeiro o que é necessário e é necessário reconhecer o movimento de muitas pessoas que abriram caminhos para cada um. E muitas histórias novas serão escritas com suas atitudes autônomas, responsáveis, éticas. Da sua história busquem retirar o que escolheram como recebidos: a perseverança, autodeterminação, dificuldades vencidas, tomando isso como linhas cursivas de uma escrita necessária, possível e extraordinária. E que no produto que sairá de suas páginas reservem o extraordinário, a lealdade pela ciência e pela profissão que escolheram para si. Parabéns a todos que estão concluindo uma das etapas mais importantes de suas vidas”, destacou ela.

A oradora oficial Liana de Oliveira Araújo, do curso de Física do Campus São Luís, frisou em seu discurso que “este dia não foi esperado somente por nós formandos, mas também por todos os nossos companheiros, que estiveram conosco nesses anos, pois viram o quão nos dedicamos com compromisso e paixão a profissão que escolhemos exercer. Chegamos até aqui ultrapassando barreiras inimagináveis, como uma luta contra uma doença que alastrou o mundo todo e nos colocou em uma rede de medo e angústia. Nós, estudantes e professores, vivenciamos nestes anos duas realidades educacionais totalmente diferentes, que nos desafiou mais uma vez dentro do processo ensino aprendizado. Mas não nos afetou. Completamos mais uma etapa não somente acadêmica, mas de vida”.

O aluno Pedro Henrique dos Santos Silva, do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Colinas, foi quem fez o juramento, representando todos os formandos.

Confira a cerimônia completa AQUI.

Por Paula Lima