Equipe da Gestão Ambiental do Campus Caxias realiza Trote Solidário e Ecológico

Por em 11 de abril de 2022

Nesta segunda (11), professores que fazem parte da Superintendência de Gestão Ambiental realizaram o Trote Solidário e Ecológico no Campus Caxias. O objetivo foi acolher os alunos para o semestre letivo e incentivar ações que despertem a responsabilidade social e ambiental. As atividades começaram no auditório Leôncio Magno e tiveram continuidade nas dependências internas do Campus. Acadêmicos de vários cursos participaram.

“Hoje estamos nos encontrando pela primeira vez neste auditório. Muitos de vocês foram aprovados durante a pandemia e começaram a assistir aula de forma remota. Estamos entrando em um novo tempo, onde cada um tem condições de frequentar a universidade. Vocês estão aqui para receber de forma calorosa e respeitosa o nosso abraço”, disse o professor Gonçalo Mendes, que preside a comissão da AGA no Campus Caxias.

O professor disse que os alunos ouvirão muito a palavra AGA, um órgão que, dentro da UEMA, tem o objetivo de sensibilizar, através da socialização de temas, projetos e ideias, questões sobre o meio ambiente de modo geral e dentro da UEMA, pois todos somos responsáveis pela manutenção de um ambiente com uma qualidade melhor. “Precisamos unir esforços para que as gerações futuras tenham um ambiente com qualidade”, destacou.

Os alunos foram orientados sobre como destinar corretamente restos de alimentos, evitando o surgimento de fungos. Foi dito a eles que, durante o ano, a Superintendência de Gestão Ambiental trabalhará com eles no sentido de melhorar a qualidade da instituição através de ações positivas que ultrapassem os portões da UEMA, chegando às famílias, à comunidade.

O professor Carlos Augusto, chefe de Departamento do Curso de Ciências Biológicas e Química, também se dirigiu aos alunos. “Parabenizo em relação ao trote ecológico, uma atividade que leva em consideração não só a preservação do meio ambiente, mas também a questão social, educacional e até a psicológica, pelo momento que estamos vivendo. A solidariedade é um fator importante dentro desse processo em que todos somos participantes.

A idealizadora da ação, professora Deuzuíta dos Santos Viana, fez uso da palavra em seguida: “Sempre foi um desejo meu realizar com os alunos um trote que fosse realmente ecológico e solidário. Na realidade, queremos chamar a atenção dos nossos alunos para a importância da preservação e conservação do meio ambiente visando a promoção da saúde. Meio ambiente é um tema transversal que deve ser trabalhado por todas as disciplinas. A SGA, da qual fazemos parte, busca promover esse debate, essa sensibilização. Esse é um momento para repensar nossa posição como ser humano na Terra. O trote visa trabalhar a responsabilidade social, pois muitos vivem em situações muito difíceis”, lembrou.

Depois todos participaram de uma oficina em que foram feitas demonstrações. Numa delas o engenheiro agrônomo Flávio Sousa, do IFMA Caxias que faz pós-graduação na UEMA Caxias, convidado pelo professor Gonçalo, fez com os acadêmicos uma prática simples de enxertia, em que foram abordados vários conceitos, e mostrou como a metodologia é executada. O objetivo foi conferir características desejáveis de uma determinada planta de forma precoce, rápida e efetiva.

Em outra atividade, a acadêmica Ana Clara de Sousa Braga, do 9º período do Curso de Ciências Biológicas do Campus Caxias, exibiu várias amostras de mudas de plantas ornamentais e frutíferas para mostrar aos alunos, desde cedo, a importância delas e também motivá-los a se interessar cada vez mais pelo curso.

Os alimentos doados pelos participantes do trote serão destinados a instituições de caridade.

Por Emanuel Pereira