Pesquisadora da UEMA tem artigo sobre toxicidade de anti-inflamatórios não-esteroides no desenvolvimento da vinagreira publicado em revista internacional

Por em 29 de abril de 2022

A pesquisadora do Laboratório Bioquímica e Estudos Ecotoxicológicos da  Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Sandra Fernanda Nunes, teve seu artigo sobre “Avaliação da Toxicidade dos Anti-inflamatórios não-esteroides (AINES) no desenvolvimento da Hibiscus sabdariffa através da quantificação dos nitritos”, publicado na Revista internacional Research, Society and Development.

O artigo é fruto de uma pesquisa realizada em conjunto com a pesquisadora da Universidade de Coimbra (Portugal), Isabel Vitória Figueiredo.

As pesquisadoras analisaram se o descarte inadequado desses medicamentos no meio ambiente pode provocar malefícios ao desenvolvimento de vegetais, devido ao potencial de contaminação do solo por substâncias como o nitrito que, em alta quantidade, pode causar sérios problemas à saúde humana.

No estudo, feito em laboratório, foram utilizadas amostras de medicamentos anti-inflamatórios bastante conhecidos como paracetamol, dipirona e nimesulida (bastante prescritos para uso e mais descartados inadequadamente pela população) para testar a influência destes na maturação da vinagreira, cujo nome científico é Hibiscus sabdariffa.

Após a maturação do vegetal, foi analisada a quantidade de nitrito na planta para observar se houve interferência drástica, o que não ocorreu, entretanto, esses fármacos ocasionaram comprometimento no desenvolvimento morfológico da vinagreira.

“Esse estudo faz parte da minha linha de pesquisa sobre quantificação dos nitritos nas verduras comumente utilizadas na culinária maranhense. Para isso, nesse trabalho, nós utilizamos a vinagreira que os maranhenses gostam muito. Escolhemos quantificar os nitritos também porque trabalhei com essa metodologia durante a realização do meu doutorado, inclusive tenho um livro publicado com o título ‘Interferência dos anti-inflamatórios não-esteróides na Lactuca sativa’”, comentou a pesquisadora Sandra Nunes.

A revista Research, Society And Development (recebeu a classificação Qualis B2, nos anos de 2019, 2020 e 2021) é uma publicação científica multidisciplinar focada em promover o desenvolvimento social, científico e tecnológico através da publicação de descobertas ocorridas nas diferentes áreas.

Confira o artigo clicando aqui.

Para ler a revista, acesse: https://rsdjournal.org/index.php/rsd

Por Débora Souza