UEMA participa do lançamento do Plano de Ação Imediata do Governo do Estado do Maranhão – 2022

Por em 27 de abril de 2022

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Costa, participou hoje (27) de solenidade no Palácio dos Leões presidida pelo governador Carlos Brandão, na qual foram anunciadas ações estratégicas para o desenvolvimento do Maranhão.

Na ocasião, o governador assinou 4 decretos: a criação da Comissão para a Elaboração do Plano Maranhão 2050; a criação da Comissão para a elaboração da Política Estadual de Energia Renovável – CEPER; criação da Comissão para a elaboração de estudos para implantação do Programa Estadual de Hidrogênio Verde – PEH2V (CEPEH2V); e instalação da Comissão Estadual sobre a Zona de Processamento de Exportação do Maranhão (CZPEMA).

Em todas as comissões, segundo os termos dos decretos, haverá a efetiva participação da Universidade Estadual do Maranhão, que foi inclusive mencionada no discurso do governador como tendo sido essencial para elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico do MA, recentemente aprovado pela Assembleia Legislativa.

Segundo o reitor Gustavo Costa, “a UEMA tem muito a contribuir com o planejamento de longo prazo do Maranhão (o Plano Maranhão 2050) e na formulação de políticas públicas inovadoras”. Destacou, nesse sentido, a competência técnico-científica consolidada em 40 anos de existência da Instituição, o perfil do quadro docente atual e o compromisso institucional de pensar o futuro do estado.

Dentro dessa perspectiva, haverá também a discussão sobre as bases de implantação do Zona de Processamento de Exportação – ZPE, uma área de livre comércio com o exterior, destinada à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados, e para a prestação de serviços vinculados à industrialização de mercadorias ou a serem comercializados ou destinados ao exterior.

Na linha do desenvolvimento sustentável, a UEMA, que vive o biênio dos ODS, participará da elaboração dos estudos e análises relativas aos programas de geração de energia limpa e renovável para a matriz energética do Estado do Maranhão, com ênfase à energia eólica e solar, e também de geração do hidrogênio verde.

“A UEMA como instituição de conhecimento, tem como missão a produção e a difusão do conhecimento, comprometida com o desenvolvimento sustentável, com a promoção da cidadania e a formação profissional de qualidade. Isso nos coloca em posição privilegiada de pensar o MA junto com outras entidades e atores sociais, no propósito de que tenhamos mais e melhores oportunidades para os maranhenses. Os programas anunciados hoje pelo governador Carlos Brandão vão nessa direção, de geração de trabalho e renda, de redução de desigualdades a partir de maiores oportunidades para todos”, disse o reitor.

Os trabalhos das comissões serão coordenados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento – SEPLAN e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos – SEDEPE.