Central de videomonitoramento melhora a segurança no campus São Luís

Por em 26 de maio de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) iniciou, nesta semana, o videomonitoramento da Cidade Universitária Paulo VI, em São Luís, que irá complementar o serviço da vigilância armada terceirizada e melhorar a segurança da comunidade acadêmica.

O projeto-piloto teve início com a instalação de 28 câmeras de longo e médio alcance, posicionadas em pontos estratégicos nas áreas livres, com o intuito de melhorar a segurança dentro do campus. A central de videomonitoramento passa, agora, a ser operada 24h por dia e em tempo real.

Segundo a Prefeita de campus, Cyntia Fonseca, por meio de comunicação via rádio, a central conseguirá transmitir informações em tempo real para os rondas e, assim, garantir maior agilidade de atuação da vigilância.

O projeto foi elaborado e executado pela CTIC/PROINFRA, conforme a necessidade apontada pela CSOP/PROINFRA, que também coordenará a operação da nova central de videomonitoramento. A próxima etapa consiste em ampliar o número de câmeras e estender a outros campi e em outras instalações da Uema em São Luís, tudo controlado pela central inaugurada.

Para o reitor Gustavo Costa, a medida se destina a aperfeiçoar o sistema de segurança do campus, a promover o bem- estar coletivo e a preservação dos patrimônios particular e público. “Nossa equipe da PROINFRA tem intensificado medidas para que as pessoas se sintam mais seguras no campus e essa que agora passamos a contar decorre de um investimento em equipamentos de alta tecnologia, que permitem a captura de imagem a grande distância e em alta resolução”, disse o reitor.