Deputado Federal Hildo Rocha visita obras na UEMA oriundas de emenda parlamentar

Por em 20 de maio de 2022

O vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Walter Canales, recebeu a visita, nesta sexta (20), do Deputado Federal Hildo Rocha. Na oportunidade, eles visitaram as obras do Complexo Poliesportivo do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) e do prédio do Centro de Monitoramento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru, no Campus Paulo VI, ambas decorrentes de emenda parlamentar do Deputado Hildo Rocha.

“Acompanhamos a obra do nosso Complexo Poliesportivo que vai integrar a estrutura do Núcleo de Esportes e Lazer (NEL). Teremos a oportunidade de disseminar o esporte, o conhecimento acadêmico relativo a toda essa convivência, essa socialização que é feita por meio do esporte. A quadra vai atender a toda a comunidade, uma quadra moderna, que permitirá aos nossos alunos, professores e a comunidade o usufruto dessa prática tão importante, que é a prática esportiva, como também a realização dos nossos jogos universitários, de atividade culturais”, disse o vice-reitor.

Além disso, estiveram no Centro de Monitoramento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru, que tem recursos da Codevasp, também viabilizados pelo deputado. O Centro irá abrigar estudantes e pesquisadores da UEMA que vão poder prestar esse serviço técnico e científico de extrema relevância para o Maranhão que é o acompanhamento das potencialidades e vulnerabilidades do Rio Itapecuru e, com isso, orientar os Gestores Municipais, a Gestão Estadual, no processo de tomada de decisões para  que se possa construir uma perspectiva de desenvolvimento sustentável e o monitoramento a partir de diagnóstico de análises.

“Inicialmente a ideia é monitorar as águas da bacia do Itapecuru, dando uma nova estrutura ao trabalho do NUGEO, que conta com três laboratórios: meteorologia, recursos hídricos e geoprocessamento, vamos unir a isso o monitoramento de água no estado do Maranhão. Teremos o trabalho fortalecido através dessa estrutura”, destacou o Coordenador do Núcleo Geoambiental da UEMA (NUGEO), Jucivan Ribeiro.

De acordo com o deputado Hildo Rocha, “nós tivemos a grata satisfação de poder colaborar, em parceria com a gestão do professor Gustavo, com a obra do Centro Poliesportivo que é de grande importância para a comunidade acadêmica da UEMA. Esse projeto foi idealizado pela UEMA e nós estamos contribuindo por emenda parlamentar. Com isso, tenho certeza que estamos suprindo uma grande necessidade da Universidade Estadual do Maranhão, principalmente do Campus Paulo VI. Além disso, foram destinados recursos para a construção do prédio de monitoramento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru para que seja possível estudos sobre a Bacia que é o principal fornecedor de água da cidade de São Luís, estudos esses que servirão não apenas para a comunidade acadêmica mas principalmente para a sociedade maranhense”.

Na ocasião, também foram entregues à Diretora do Campus Itapecuru-Mirim, Thalita Serra, 10 notebooks e 100 computadores, fruto também de parceria com o deputado.

Por Paula Lima

Fotos: Rafael Carvalho