Metodologias ativas são utilizadas pelos alunos de Letras/Inglês no Campus Caxias

Por em 30 de maio de 2022

O Laboratório de Línguas Valquíria Araújo Fernandes de Oliveira, do Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão, inaugurado em junho de 2021, passa a oferecer aos acadêmicos do Curso de Letras/Inglês recursos que possibilitam um melhor aprendizado. Devido à pandemia, ele não estava sendo utilizado.

O espaço atual foi totalmente reformado e adequado para receber os novos recursos, fazendo com que o conteúdo seja apresentado de forma mais dinâmica e participativa. Um projetor interativo que possui 3.500 lumens (quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa) de brilho em branco e também em cores envia imagens sem sombras nem reflexos para um quadro de vidro, possibilitando melhor integração entre o usuário e o equipamento. O material exibido no quadro pode ser trabalhado com canetas interativas ou com os dedos.

Na quinta-feira (26), alunos do Curso de Letras/Inglês apresentaram seminários utilizando o equipamento. A acadêmica Taís Andrade, do 7º período, falou: “Em relação à nossa sala, ela possui muitos recursos tecnológicos com alta qualidade e bastante úteis para o ensino e a aprendizagem das línguas”.

O equipamento permite, por exemplo, que um documento impresso possa ser digitalizado e compartilhado. Em outra situação, se o apresentador esquecer um pendrive com as informações que seriam expostas, existe a opção do desktop remoto (em que o computador do apresentador é acessado remotamente, abrindo a apresentação ou um documento para a reunião). Também é possível a utilização de gráficos, tabelas, slides, vídeos, cores, música, etc, através de uma tela de configurações e uma barra de ferramentas. Outra opção do equipamento é compartilhar uma reunião via e-mail.

A aluna Beatriz Pereira de Oliveira, do 7º período de Letras Português/Inglês, opinou sobre as vantagens do novo espaço: “O laboratório funciona em uma sala climatizada, com computadores que acessam a internet. O quadro interativo permite uma melhor apresentação dos trabalhos, pois as pessoas entendem com mais facilidade o que é apresentado. No antigo laboratório não era possível exibir slides porque o data show tinha que ser transportado de uma sala para outra.  As dificuldades referentes a tempo, por causa dos horários, diminuíram bastante, agilizando as aulas”, destacou.

A Profa. Dra. Maura Rodrigues, que avaliou os seminários, se pronunciou sobre o novo laboratório: “Os alunos estão em um ambiente moderno para as aulas. Percebe-se a satisfação deles neste espaço novo. Os equipamentos ficam conectados à internet e os alunos são protagonistas de suas aprendizagens. Eles têm liberdade para procurar vários recursos. Agradeço ao Projeto de Metodologias Ativas, conduzido diretamente pela Reitoria, e o empenho da vice-reitoria em ter nos concedido este laboratório, que era um desejo antigo do Departamento de Letras, em especial do Curso de Letras/Inglês”, frisou.

De acordo com a professora, agora será possível realizar um projeto que já foi desenvolvido antes, que é um Curso de Extensão em Língua Inglesa, voltado tanto para as provas de proficiência quanto para o conversacional.

Os acadêmicos de Letras/Inglês estão gratos ao reitor Gustavo Costa e ao vice-reitor Walter Canales pela disponibilização do local, que facilitará as apresentações e aprendizagens, suprindo as necessidades. A turma é composta por 19 alunos.

Por Emanuel Pereira