UEMA e SEDUC discutem parcerias

Por em 9 de maio de 2022

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Costa, reuniu-se, nesta segunda (09), com a Secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira, para tratar de importantes parcerias entre as instituições.

Em primeiro lugar, o reitor tratou sobre obras que estão sendo conduzidas pela SEDUC de interesse da UEMA: a reforma no prédio do CAIC de Itapecuru-Mirim (que abrigará o novo campus da UEMA) e a construção do prédio do novo campus em São João dos Patos. Houve o alinhamento de detalhes técnicos sobre o andamento das duas obras e o estabelecimento de um plano para acelerar sua conclusão. O CAIC de Itapecuru deve ser o primeiro a ficar pronto, ainda neste primeiro semestre de 2022.

Também foram tratados os seguintes assuntos: novo acordo de cooperação para o funcionamento do projeto Escola de Aplicação em São Luís, com aumento do número de escolas beneficiadas; a cooperação para a realização dos novos projetos de iniciação à docência (PIBID) e residência pedagógica; ações conjuntas para formação docente, com o foco na educação aberta e flexível, nas metodologias ativas e na inovação pedagógica; parceria para ações de atenção à saúde mental dos estudantes; realização de eventos comuns sobre temas urgentes e desafiadores para a educação maranhense.

Segundo o reitor, “a reunião foi muito proveitosa pela reafirmação dos projetos que já tínhamos com a SEDUC e também para a ampliação da nossa mútua colaboração. A educação do nosso estado está no caminho certo e precisamos nos mobilizar para alcançarmos resultados ainda melhores”.

Para a secretária Leuzinete, “a parceria com a UEMA é extremamente necessária, principalmente para os grandes desafios que a educação tem hoje: o aprendizado pós-pandemia, a formação permanente dos professores, a sustentabilidade e a saúde emocional dos nossos alunos. O governo está comprometido com esse processo de melhoria de desempenho, que priorize a aprendizagem, ao lado de questões como a saúde e o bem-estar físico e mental dos nossos alunos”.

Participaram da reunião o vice-reitor, Walter Canales; a pró-reitora de Graduação, Fabíola Santana; a diretora do CECEN/UEMA, Goretti Cavalcante; além do secretário adjunto da SEDUC, Vitor Pflueger.