UEMA entrega Medalha Gomes de Sousa para 12 personalidades

Por em 11 de maio de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão homenageou com a Medalha Gomes de Sousa, na noite dessa terça-feira (10), doze personalidades por sua vasta contribuição científica, política, cultural, social, dentro e fora do território maranhense. A cerimônia aconteceu no auditório Teresinha Jansen, Multicenter Sebrae.

“Essa é uma noite onde celebramos pessoas, cidadãos e cidadãs como nós ,que tiveram a possibilidade de exorbitarem em suas funções, de compreenderem que o serviço estava acima de si próprio e o coletivo imperioso sobre o individual. É a oportunidade da nossa instituição reconhecer a trajetória e a biografia dessas pessoas. A UEMA celebra os seus 40 anos homenageando, honrando aqueles que ao longo de suas contribuições com a nossa instituição se fizeram merecedores e merecedoras dessa comenda,” ressalta o reitor Gustavo Costa.

Os homenageados da noite foram: Carlos Eduardo de Oliveira Lula; Douglas de Melo Martins; Felipe Costa Camarão; Gabriel Melônio Penha; Hidélis Silva Duarte Junior; Hilma de Fátima Santos Freitas; Luís Álvaro dos Santos Correa; Luiz Gonzaga Martins Coelho; Márcio Roberto Silva e Silva; Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu; Rodrigo Maia Rocha; Rosa Elisabeth Acevedo Mar.

“Estamos hoje na entrega das medalhas Gomes de Sousa para aqueles que se destacaram em diversas ações dentro e fora da UEMA. É o momento da Universidade reconhecer esse trabalho e louvar a todos que ganham essa medalha para que continuem com suas ações em prol da nossa Universidade”, afirma o vice reitor Walter Canales.

Em nome de todos os homenageados, o senhor Felipe Camarão cumprimentou os presentes. “Nesse momento especial receber uma homenagem da Universidade Estadual do Maranhão tem para nós vários significados. É o reconhecimento que nós de algum modo prestamos relevantes serviços em benefício da cultura, da educação, das artes e da tecnologia no nosso Estado. Que nós homenageados e homenageadas possamos continuar a ajudar de alguma maneira a nossa querida Universidade”, concluiu.

Sobre a Medalha Gomes de Souza

A medalha recebe o nome Gomes de Sousa em homenagem a Joaquim Gomes de Souza, nascido em Itapecuru-mirim em 15 de fevereiro de 1829.

“Souzinha” foi uma figura singular e cultor das ciências e da matemática e modelo emblemático da investigação científica que é função precípua da instituição universitária.

A medalha foi instituída em 2003 pela Universidade Estadual do Maranhão com a finalidade de homenagear personalidades por suas realizações nas áreas da educação, cultura, ciência, artes e tecnologia.

Por: Priscila Abreu

Foto: Wagner Souza