UEMA lança Edital Extensão para todos

Por em 25 de maio de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), lançou na manhã desta quarta-feira (25), o edital  Extensão Para Todos (PET).

O Programa Institucional Extensão Para Todos tem como objetivo incentivar a participação de professores e alunos nas atividades de extensão desenvolvidos na instituição. A bolsa é concedida aos alunos indicados pelo professor seletivado/substituto coordenador do projeto, com vigência de quatro meses.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda o programa é inclusivo pois permite que todos possam concorrer a um projeto de extensão. “É um programa que permite que projetos de extensão sejam desenvolvidos nos campi onde há uma menor quantidade de professor efetivo, oportunizando assim que mais alunos sejam contemplados”, disse.

Segundo o Vice-Reitor, Walter Canales Sant’ana, o edital atende a uma grande demanda dos campi. “O edital Extensão Para Todos sempre foi uma demanda grande que tínhamos nos campi do interior onde atuam muitos professores seletivados que não podem adentrar ao editais regulares da instituição, especialmente os de pesquisa, por conta das pesquisas ocorrerem em um tempo maior. Mas o trabalho da extensão, que é atendido por esse edital, pode ser realizado em até 4 meses e assim a gente atende as aspirações do professor e principalmente do aluno da UEMA, que é contemplado com um trabalho de extensão tão importante para os nossos campi do interior do Estado”, destacou Walter.

Para o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, a extensão é indispensável para o processo de formação dos acadêmicos e que a UEMA se notabiliza pelas atividades desenvolvidas junto às comunidades do seu entorno. “Este edital chega em um momento oportuno onde a universidade reafirma seu compromisso com a democratização de oportunidades e ao mesmo tempo trabalha permanentemente para se mostrar essencial ao povo do Maranhão. As atividades de extensão, como maneira de colocar o conhecimento em ação em benefício das pessoas, encontra neste programa uma via de grandes possibilidades de resultados imediatos. Eu conclamo os professores e estudantes a concorrerem as vagas que estão sendo disponibilizadas, certo de que o apoio que estamos dando vai se materializar em projetos de grande expressão para os campi envolvidos como também para as comunidades”, afirmou o reitor.

As inscrições começam no dia 27 de maio e podem ser realizadas até o dia 30 de junho. Serão disponibilizadas 40 bolsas.

Por: Polyanna Bittencourt