UEMA participa de inauguração da nova Estação Tech em São Luís

Por em 30 de maio de 2022

A Universidade é uma das parceiras do Governo do Maranhão e da Secti no projeto que visa promover a inclusão tecnológica em comunidades de São Luís.

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) marcou presença na última entrega de Estação Tech em São Luís, promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). As Estações Tech, fruto de destinação de emenda parlamentar, são centros descentralizados de capacitação em inovação tecnológica, distribuídos em vários bairros da capital, com o objetivo de aproximar comunidades mais vulneráveis à tecnologia e à inovação.

A mais nova Estação Tech foi inaugurada no bairro da Forquilha em cerimônia que contou com a participação do secretário de estado Davi Telles, da Ciência, Tecnologia e Inovação, do deputado federal Bira do Pindaré e da professora Ilka Serra, coordenadora geral do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) e no ato representando a UEMA, além de outros parceiros e lideranças comunitárias. Durante o evento, UEMA e Secti também assinaram termos de cooperação para o fomento à educação mediada por tecnologias, através de atividades de formação e capacitação com o público-alvo do projeto.

Segundo a professora Ilka Serra, a UEMA disponibilizará os cursos da Plataforma Eskada, que dispõe de qualificações de curta duração, totalmente gratuitas e que abrangem diversas áreas do conhecimento. “A parceria entre UEMA e Secti é muito importante no que diz respeito à democratização do acesso ao conhecimento tecnológico e, também, por permitir a inclusão digital dos moradores de comunidades de maior vulnerabilidade econômica de São Luís”, comentou a professora. Atualmente, a plataforma dispõe de 45 cursos e mais de 730 mil inscritos, distribuídos por todo território nacional e outros 92 países.

As Estações Tech

A proposta do projeto é que as Estações Tech funcionem em associações comunitárias, seguindo o modelo dos laboratórios makers, que são espaços que dão suporte às atividades práticas que envolvem inovação e tecnologia. Cada Estação Tech inaugurada em São Luís conta com 10 computadores desktops, impressora 3D, serra tico tico de bancada, kit micro retífica, fonte de bancada DC 15V ou mais e multímetro digital, além de todo o mobiliário. O espaço também dispõe de internet, fruto da parceria com a empresa Maxx.