Campus Pedreiras realiza 33º Fórum Acadêmico de Letras (FALE)

Por em 17 de junho de 2022

Foi realizado entre os dias 15 e 17 de junho, no Campus Pedreiras o 33º Fórum Acadêmico de Letras (FALE).

O Fórum, que é um evento internacional e itinerante, promovido pela Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras (ANPGL), é um espaço para a socialização das pesquisas realizadas dentro das Universidades.

Segundo o organizador do evento, professor José Antônio Vieira, o FALE tem como um dos objetivos inserir os acadêmicos na prática da pesquisa desde a graduação. “Queremos incentivar a pesquisa no primeiro nível de formação, que é a graduação, porque a gente sente uma verticalização que incentiva a pesquisa ou parte de uma concepção de pesquisa que não está presente na graduação, que a graduação não teria tanta pesquisa e o evento quer fortalecer a ideia que o próprio ensino é uma prática de pesquisa, seja um trabalho de uma disciplina, por uma bolsa, e que assim o aluno possa iniciar sua carreira como pesquisador”, destacou.

Para a diretora do Campus Pedreiras, professora Carmem Lúcia de Moraes Costa, o evento promove a pesquisa e divulga o que está sendo desenvolvido na Universidade. “É necessário difundir a prática da pesquisa, imprescindível na formação dos acadêmicos, pois assim ampliamos o conhecimento dos nossos alunos e quem ganha é a nossa comunidade acadêmica”, disse.

Um dos idealizadores do FALE e professor da USP, Valdir Barzotto, destacou o  comprometimento da administração superior da UEMA em incentivar a pesquisa na graduação. “O foco deste evento é a pesquisa na graduação e a gente percebe o esforço da Universidade em investir na pesquisa, com mais oferta de bolsas, entre outros incentivos, o que nos deixa feliz”, afirmou. O professor Barzotto, participou da mesa redonda “Pesquisa na graduação: prática ou método?, no segundo dia de evento.

Para Gleize Guimarães, acadêmica do 8º período de Letras Campus Pedreiras e bolsista pela FAPEMA, o evento é uma ótima oportunidade de divulgar os trabalhos realizados. “Como bolsista de iniciação científica venho desenvolvendo um projeto de pesquisa e poder divulgar alguns resultados já obtidos é bem interessante e gratificante”, disse.

Com o tema “A pesquisa na graduação e a formação do professor/pesquisador”, o evento contou em sua programação com conferências, mesas-redondas e oficinas de pesquisa que abordaram as políticas e experiências de pesquisa docente e discente.

“O dr. Flávio Dino e, agora, o dr. Carlos Brandão continuam com a política de incentivo à pesquisa e isso é demonstrado pelos editais da FAPEMA e pelo aporte de recursos de orçamento da UEMA. Então estamos aportando recursos pra pesquisa e não diminuímos, o contrário, aumentamos. Por outro, lado é importante a pesquisa na graduação para que possa mostrar ao aluno as possibilidades que existem em termo de mestrado e doutorado e para que esse mesmo aluno esteja integrado em projetos maiores que englobam os professores e a pós-graduação”, comentou o vice-reitor Walter Canales.

Por: Polyanna Bittencourt