Campus Santa Inês realiza roda de conversa sobre interculturalidade na saúde indígena

Por em 9 de junho de 2022

O Campus Santa Inês da Universidade Estadual do Maranhão realiza, dia 13 de junho, roda de conversa sobre “Interculturalidade na Saúde Indígena: diálogos entre pajés e universitários”. O objetivo é promover o diálogo intercultural na saúde indígena.

O momento é um desdobramento do convênio realizado entre o Campus Santa Inês e o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), que dentre outras atividades visa a Formação e Aperfeiçoamento Intercultural de profissionais que trabalham nas Terras Indígenas Caru e Rio Pindaré e Componente Awá Guajá da Terra indígena Caru.

A Roda de conversa, sob a coordenação da professora Ednalva Lima, integra as ações do subprograma Saúde do Plano Básico Ambiental do Componente Indígena Guajajara, desenvolvido a partir do Convênio UEMA /Campus Santa Inês e ISPN e conta também com as parcerias da VALE, FUNAI, IBAMA e o DSEI – Distrito sanitário Saúde Indígena.

Das atividades do plano básico ambiental acontecerá no campus Santa Inês, de 13 a 15 de junho, com a temática “Saúde e Meio Ambiente” o curso de Aperfeiçoamento Intercultural para Agentes Indígenas de Saúde e Agentes Indígenas de Saneamento Básico norteados por três eixos: (1) Território, Sustentabilidade, Meio Ambiente e Saúde, (2) Saneamento e Saúde, (3) Educação em Saúde Ambiental e Mobilização Social.