Centro Caixeiral será a nova sede do curso de Direito da UEMA

Por em 8 de junho de 2022

Governador em exercício, vice-reitor da UEMA e comitivas visitaram a obra que deverá ser entregue em 30 dias

O governador em exercício, desembargador Paulo Velten, o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Walter Canales Sant´ana, a Pró-Reitora de Infraestrutura, Fabíola Oliveira e a Diretora do curso de Direito da Instituição, Jackeline Demétrio visitaram, na manhã dessa terça, 07, as obras do futuro prédio de Direito da UEMA, localizado na Praça Benedito Leite, em São Luís.

Após revitalização, o prédio está irá abrigar o curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão. Estão em andamento serviços de pintura e instalação de esquadrias na fachada, instalações elétricas e hidráulicas, estabilização de parede para construção de escada, sistema de combate a incêndio e instalação de esquadrias internas. No decorrer das obras, serão executados ainda a subestação, plataforma elevatória, instalação de ar-condicionado, reposição de ladrilho hidráulico e recuperação de parede de taipa.

As aulas no novo prédio deverão iniciar no segundo semestre. “A expectativa de mudança para o prédio do centro Caixeral é muita boa, pois trata-se de um prédio revitalizado, em um ambiente histórico, onde estão próximos os tribunais, os órgãos públicos que fazem parceria com o curso de Direito. Então, nesse sentido, nosso curso só tem a ganhar”, pontuou a Diretora do curso, Jaqueline Demétrio

Irão funcionar pela manhã as aulas de graduação e nos demais turnos, os grupos de pesquisa e extensão, núcleo de práticas jurídicas, turmas de pós-graduação.

Para o vice-reitor, Walter Sant´ana, o prédio tem uma história importante para a cidade de São Luís, o lugar é aprazível para professores e alunos desenvolverem suas atividades acadêmicas, além disso, haverá mais povoamento do centro histórico. “Todas as cidades avançadas têm preocupação em ocupar esses centros, promovendo desenvolvimento para a área e para a cidade como um todo”, destacou Sant´ana.

“É uma reforma importantíssima, que vai abrigar o curso de Direito da nossa UEMA. Uma graduação que tem se destacado pelo corpo de professores e será mais um ambiente adequado e estruturado que o Governo do Estado entrega para a sociedade. Um Governo bem articulado, coordenado, funcionando e entregando obras importantes para a sociedade”, concluiu o governador em exercício, Paulo Velten.

Sobre o Centro Caixeiral

O Centro Caixeiral abrigava a Escola Técnica de Comércio. Chegou a ser recolhimento de Nossa Senhora da Anunciação e Remédios e asilo de moças como Educandário Carmelita de São Luís. Pertenceu ao maçom Salomão Souza que, em vida, doou para Loja Maçônica Renascença Maranhense. Funcionou, também, como um centro de ensino técnico.

Sobre o Curso de Direito

O curso de Direito da UEMA tem como objetivos: desenvolver o conhecimento científico multidisciplinar e transversal, objetivando integrar ensino, pesquisa e extensão, como eixo básico estruturador do currículo para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias; formar bacharéis em Direito com visão humanística, senso crítico e com consciência sócio-política, comprometidos com a construção de umas novas práxis jurídicas sedimentadas na transformação da realidade social, com ética, responsabilidade e decoro; capacitar os alunos para compreenderem as exigências teóricas e práticas do exercício profissional do Direito, a partir das experiências e vivências apreendidas por meio de prática jurídica e atividades complementares; e estimular nos alunos o espírito inquisitivo e questionador quanto à realidade na qual se inserem, a fim de que possam, por meio da pesquisa científica e da extensão, gerar conhecimento novo e levá-lo àqueles que demandam sua aplicabilidade.

Ressalta-se que o Curso de Direito prepara bacharéis não apenas para se fazerem profissionais consistentes dentro das estruturas jurídicas operacionais postas, mas, também, para ocuparem espaços na construção de uma transmodernidade inovadora para o
Direito.

O Curso de Direito da UEMA, tanto em São Luís quanto em Bacabal, existe há nove anos e, atualmente, possui professores efetivos e contratados de alta qualidade, quase todos em nível de mestrado e doutorado. Os alunos já se destacam em seletivos, concursos e no próprio Exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

“O Curso de Direito da UEMA é destaque no Maranhão. A primeira turma do Curso de Direito da UEMA colou grau em 2012 e, em 2013, 100% dos bacharéis em Direito formados pela IES foram aprovados no Exame da Ordem. Desde então, os cursos de Direito da nossa instituição sempre obtiveram excelente desempenho nesse exame. Com o êxito no exame da Ordem e no Enade, conseguimos ser contemplados com o Selo de Qualidade OAB Recomenda pela segunda vez. Esse é o desejo da UEMA: formar profissionais, cidadãos capazes, na sua totalidade, tanto como ser humano quanto ser profissional”, destacou a diretora do Curso de Direito, Jaqueline Demétrio.

Por: Walline Alves

Fotos: ASCOM UEMA e Governo do Estado