Curso de Ciências Sociais do Campus Caxias realiza escuta acadêmica

Por em 23 de junho de 2022

Na segunda-feira, 21 de junho, o Curso de Ciências Sociais realizou uma escuta acadêmica com toda a sua comunidade acadêmica. A acolhida ocorreu no auditório Leôncio Magno, no Campus Caxias.

O evento objetivou escutar a/os acadêmicas/os do curso nesse reinício das atividades, buscando discutir as questões que mais lhes afetam no contexto universitário, assim como promover a socialização de toda/os no curso.

Além das coordenadoras do curso, professoras Cleia Maria Azevedo e Elizete Santos, vários professores e professoras estiveram presentes. Inicialmente, o professor Antônio Henrique Passos proferiu uma fala, destacando a importância do curso, assim como os desafios que cada acadêmica/o enfrenta no contexto universitário e em especial no curso de Ciências Sociais.

O professor comentou que ingressou no curso em 1988, quando Caxias nem imaginava ter um curso desses. Era algo totalmente desconhecido e ele fez Sociologia em Campina Grande, Paraíba. Naquele período era tudo muito difícil; nos dias atuais, a realidade ainda continua muito complexa, pois quando falamos em Brasil apenas uma pequena parte da população brasileira, infelizmente, tem acesso aos seus conceitos. Quem faz Ciências Sociais é a elite pensante. Os desafios da/os acadêmica/os é trabalhar com a abstração, criar conceitos, compreender e focar nisso.

“Daqui para a frente vocês serão chamados de antipáticos, pois outros profissionais, de outras áreas, não gostam da gente, pois sociólogo, antropólogo, cientista político, sempre entendem as coisas de uma forma diferente”, ele continuou. “Isso é um orgulho para a gente, porque incomodar, questionar, buscar compreender é o nosso papel. Questionamos tudo o tempo todo. Leiam muito, se angustiem, sofram. Desejo a todos e todas que se esforcem para compreender esse mundo para a gente ter e exercer o que temos de diferente dos outros animais. Sejamos críticos no sentido mais profundo do termo, vamos à raiz das questões”, completou. O professor encerrou sua fala enfatizando sermos de uma região carente, discriminada e temos que entender por que isso acontece.

A professora Cléia, Chefa de Departamento do Curso, também se pronunciou: “Nós, professoras do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, durante toda a nossa vida, trabalhamos no Ensino Médio e uma das disciplinas era a Sociologia. Entendemos que Caxias precisava ter um curso de Ciências Sociais. A gênese do curso de vocês se deu a partir dessa compreensão”, disse.

A professora Elizete Santos, Diretora do curso, informou que essa é uma das muitas atividades que o curso realizará buscando um diálogo mais próximo para compreender as necessidades da comunidade acadêmica.

Em seguida foi realizado um trabalho de escuta com a/os alunas/os. Diversos grupos foram formados. Cada um enumerou situações referentes às dificuldades encontradas no curso e sugestões para melhorar esses pontos. Visibilidade, participação, valorização do curso e acervo bibliográfico foram algumas das questões que surgiram.

A aluna Daniele Silva, do 1º período, opinou sobre as atividades: “Sentimos um pouco de dificuldade, mas vamos buscar enfrentar com conhecimento e sabedoria. Os desafios são grandes, mas ficamos felizes porque a/os professoras/es nos orientam bem e estamos otimistas com o curso. Depois das falas de hoje estamos mais confiantes, porque entendemos que não fomos apenas nós que enfrentamos dificuldades”, concluiu.

Por: Emanuel Pereira