I Seminário de Educação Especial e Inclusiva é realizado no Campus Caxias


Por em 27 de junho de 2022



                                                                   

Ocorreu quarta, 22, no Auditório Leôncio Magno, Campus Caxias, o I Seminário de Educação Especial e Inclusiva. Trabalhando a disciplina de Educação Especial e Inclusiva nesse semestre, com acadêmicos do Curso de Matemática, e entendendo que, diante do aumento de matrículas de alunos PAEE (Público Alvo de Educação Especial), nas escolas de Caxias- MA, a Profa. Dra. Márcia Raika realizou o evento. Ela é membro da comissão do Núcleo de Acessibilidade da UEMA (NAU), Campus Caxias.

O objetivo do Seminário foi proporcionar à comunidade acadêmica conhecimentos acerca dos alunos PAEE, isto é, alunos com deficiências, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação quanto à sua inclusão escolar.

Contando com a presença de palestrantes especialistas  na área  da educação especial e inclusiva houve discussões, teóricas e práticas, sobre o processo de escolarização de alunos com: deficiências (intelectual, sensoriais – visuais e auditivas), transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação que compõem o sistema educacional de ensino e que demandam por práticas pedagógicas inclusivas que favoreçam sua  acessibilidade ao currículo formal e viabilizem o processo de ensino e aprendizagem a que eles têm direito.

                                                                         

A professora Márcia Rayka falou: “Por meio do seminário viabilizamos a ampliação dos processos formativos dos acadêmicos de Matemática e de outros acadêmicos presentes, para além da sala de aula. Com as atividades realizadas nesse evento os acadêmicos tiveram oportunidade de reconhecer e refletir sobre conhecimentos, teóricos e práticos, sobre quem são os alunos PAEE incluídos na escola regular. Assim, terão condições de realizar práticas inclusivas quando tiverem esses alunos em sala de aula na sua atividade de docência, quer seja nos estágios acadêmicos e/ou na sua atividade profissional, viabilizando, assim, tirá-los da invisibilidade que os acomete, pela falta de conhecimento das suas necessidades e singularidades no campo pessoal, social e acadêmico”, explicou.

                                                                         

A acadêmica Valéria se pronunciou: “Achei muito especial, gratificante e enriquecedor participar desse seminário, pois com nossos conhecimentos adquiridos em sala de aula tivemos a oportunidade de aprimorar ainda mais o que estudamos. Por meio do que aprendemos com as palestras dos profissionais especializados, que têm conhecimento específico e nos repassaram com mais detalhes todas as informações necessárias sobre cada um dos alunos com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação. Isso nos conscientizou ainda mais sobre a importância da inclusão dos alunos público-alvo na escola regular, na educação e na sociedade”, finalizou.

Por: Emanuel Pereira



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