II Dia de Campo sobre cultura do Sorgo é promovido na UEMA

Por em 7 de junho de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Grupo de Inovação em Sistemas Integrados de Produção (GINTEGRA), realizou nesta terça (07), o II Dia de Campo sobre Cultura do Sorgo.

Estiveram presentes na abertura do evento o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda, a professora e responsável técnica do curso, Valéria Xavier Apolinário,  o chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cocais, Joao Batista Zonta e o professor Nordman Wall, representando a diretora do Centro de Ciências Agrárias da UEMA.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda, o curso, que conta com o apoio da Embrapa, é importante pois permite promover a cultura desse tipo de cereal ainda pouco explorado no estado. “A cultura do sorgo ainda tem muito espaço para crescer no Maranhão e capacitar os alunos sobre o plantio e condução dessas lavouras é possibilitar novas oportunidades para os produtores”, disse.

Para a professora Valéria Xavier Apolinário, integrante do GINTEGRA, o dia de campo tem como objetivo promover conhecimento prático aos alunos. “A gente está saindo da teoria e colocando em prática e a cultura do sorgo é uma área de conhecimento muito grade, então falaremos um pouco de solo, de proteína animal, de biomassa de forragem, então acredito que será um momento muito rico para estudantes”, destacou.

Durante a manhã foi realizada a palestra “Produção de sorgo: manejo, melhoramento, usos e limitações”, ministrada pelo doutor, Flávio Dessaune Tardin, da Embrapa Milho e Sorgo, que falou sobre os múltiplos usos da cultura do sorgo, as limitações  para cultura, os cuidados, o manejo de plantas daninhas, insetos pragas e doenças.

No programação da tarde, os alunos tiveram a presença do pesquisador da Embrapa sobre milho e sorgo, Flávio Dessaune Tardin e do aluno de doutorado e residência em Ciências Agrárias,Allan Stênio, onde foi possível trocar experiências, conhecimentos e análises do plantio.

Por Pollyana Bitencourt