Núcleo de Geoprocessamento da UEMA recebe equipe da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos

Por em 22 de junho de 2022

A equipe do Núcleo de Geoprocessamento da Universidade Estadual do Maranhão (NUGEO/UEMA) recebeu, na manhã desta quarta-feira (22), a visita de uma equipe da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME).

Durante a visita, o Coordenador do NUGEO, Jucivan Ribeiro, apresentou o Núcleo e os trabalhos realizados ao longo de quase 20 anos e as possibilidades de desenvolvimento de novos trabalhos. Ainda durante a visita, a equipe da FUNCEME, conheceu a estrutura e a capacidade operacional dos laboratórios, buscando obter detalhes técnicos e operacionais das atividades realizadas em cada um deles.

De acordo com a pesquisadora do monitor de secas da FUNCEME, Juliana Lima Oliveira, a ideia da visita foi fazer uma troca de experiências e conversar sobre possíveis novas parcerias. “É relevante trocar experiências, conhecer o trabalho localmente, atualizar como está o processo aqui na UEMA relacionado ao monitor de secas. Apresentamos também um pouco do que estamos desenvolvendo na FUNCEME. Dessa troca de informações do nosso encontro pode surgir outras parcerias em outras linhas”, afirmou.

Sobre a FUNCEME

A FUNCEME é uma das mais importantes instituições no âmbito da pesquisa e desenvolvimento em Meteorologia, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Brasil.

Entre as ações desenvolvidas por seus setores, está o monitoramento de eventos meteorológicos e hidrológicos, a exemplo de cheias e secas severas ou extremas; a estruturação de sistema de previsão sazonal de clima; a avaliação dos impactos da variabilidade climática nos setores de recursos hídricos e agricultura; o desenvolvimento de Sistemas de Suporte à Decisão (SSD) para o setor de recursos Hídricos; e a construção de planos de contingência de secas para reservatórios.

Com essa visita, o NUGEO e a FUNCEME buscarão estreitar suas relações de trabalho no sentido de avançarem nas atividades técnicas já em curso, bem como, vislumbrando o aprimoramento dos trabalhos na área de meteorologia, recursos hídricos e geoprocessamento.

Fotos: Jony Almeida (NUGEO)