Professora e aluna do Campus Caxias lançam e-book voltado para alunos com discalculia

Por em 14 de junho de 2022

A aluna Iana Célia Félix Carvalho, egressa do curso de Matemática do Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e sua orientadora, Márcia Raika e Silva Lima, professora Adjunta do Departamento de Educação, lançaram nesta segunda, 13, o livro em formato digital E-book, intitulado “O ensino da Matemática para alunos com discalculia: relatos de professores de escolas em Caxias-MA”. Na oportunidade, os acadêmicos do Curso de Matemática estiveram presentes e puderam conhecer o que é a discalculia, como identificar o aluno discalcúlico, atividades desenvolvidas para esses alunos, entre outros pontos.

A discalculia é um transtorno específico de aprendizagem com prejuízo no domínio da Matemática. Alguns dos sintomas são: a incompreensão do significado dos números; lentidão no aprendizado ou realização da contagem e não conseguir relacionar o número com a palavra e o seu som (por exemplo, o número 1 com a palavra “um”).

A professora Raika falou: “A escrita desse livro alinha-se à prática docente de professores que almejam o êxito de seus educandos, sobretudo para a área do ensino da Matemática, ao expor conhecimentos sobre o que é discalculia, como identificar alunos com essa dificuldade de aprendizagem, as possibilidades de ensiná-los e intervenções educacionais para que o ensino da Matemática flua como uma estratégia metodológica exitosa para os alunos discalcúlicos”, explicou.

Acesse o e-book AQUI.

Por: Emanuel Pereira