UEMA inaugura laboratórios de ensino no CCT

Por em 23 de junho de 2022

Na manhã dessa quarta, 22, o reitor e vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Pereira da Costa e Walter Canales Sant’ Ana, respectivamente, inauguraram dois laboratórios de ensino no Centro de Ciências Tecnológicas ( CCT ) da Instituição.

O Laboratório de Mecânica dos Fluidos (LABMECFLU), tem por finalidade garantir condições de atividades laboratoriais em disciplinas de Mecânicas dos Fluidos, Fenômenos de Transporte e outras.

De acordo com a chefe do LABMECFLU, profa. Claudia Rosa, o espaço será fundamental para prover a relação entre a teoria e a prática, aproximando cada vez mais os alunos do contexto de sua futura atuação no mercado de trabalho e projetos de pesquisa, de forma mais realista e qualitativa. “Aqui será proporcionado um ambiente de ensino-aprendizagem e pesquisa na área de Fenômenos de Transporte aprofundando os conceitos teóricos à pratica desenvolvida no ambiente laboratorial”, frisou Rosa.

O Laboratório foi construído sobre um mezanino localizado na NUTENGE. O LABMECFLU possui Bancada de Turbina Pelton, Bancada de Reynolds Horizontal, Bancada de Hidráulica e Bancada didática para estudo de medidores de fluxo. As bancadas experimentais foram adquiridas com recursos de fomentos de Projetos Fapema e UEMA.

Farão uso do LABMECFLU os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Especialização em projetos Mecânicos, Especialização em Mecânica Computacional.

Já o Laboratório de Estudos Hidráulicos e Hidrológicos ( LABHIDRO ), cuja chefia é do prof. Daniel Sírio, tem por objetivo ensinar hidráulica fluvial e de condutos forçados, hidrologia, tratamento e qualidade da água para abastecimento e diluição de efluentes.

Com recursos da UEMA e FAPEMA, o LABHID o possui bancadas experimentais de hidráulica e dezenas de equipamentos de hidrologia construídas pelos docentes, servidores, discentes da UEMA e célebres convidados.

“ O LabeHID proporcionará um ambiente de ensino, pesquisa e extensão na área de recursos hídricos das ciências exatas e da terra. Alcançam as áreas de qualidade, abastecimento, tratamento de efluentes, drenagem, irrigação, monitoramento hidrológico e hidrogeológico, projetos hidrossanitários prediais e engenharia hidráulica aplicada”, explicou Sírio.

Farão uso do LABHID, os cursos de  Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Especialização em Engenharia Sanitária e Recursos Hídricos, Especialização de Engenharia Sanitária e Controle Ambiental.

Dezenas de alunos, servidores e professores prestigiaram as inaugurações dos laboratórios de ensino.

Para o Diretor do CCT, Prof. Fernando Oliveira, o apoio institucional foi fundamental para que esse momento acontecesse. “Depois de tantas adversidade no mundo, estar aqui é um presente de Deus. Agradeço todo o apoio institucional por estes dois laboratórios e por tantas outras colaborações e apoio durante toda essa trajetória desse reitorado. Agradeço também aos nossos alunos, vocês são a razão da nossa existência enquanto instituição! Que este seja um ambiente de melhoria e de qualificação, para tornar nossos cursos melhores e mais reconhecidos, prestando um bom serviço a sociedade”, disse Oliveira.

O vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’Ana, laboratórios são espaços especiais de motivação, de aprendizado e de aplicação do que é visto na teoria e este é um momento muito especial para toda a comunidade acadêmica.

Para o reitor, Gustavo Pereira da Costa, a manhã dessa quarta foi um momento de grande alegria para a UEMA. “Esta recepção calorosa nos mostra o que é a universidade viva (…). Aqui no CCT, em especial, existe um espírito realizador e isso nos encanta ”, concluiu.

Por: Walline Alves

Fotos: Edson Ferreira