UEMA inaugura laboratórios de informática nos campi Colinas e Presidente Dutra

Por em 25 de junho de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão inaugurou, dia 23 de junho, os laboratórios de informática “José Oscar de Melo Pereira” no Campus Presidente Dutra, e o “Maria Helena Ribeiro Pereira” no Campus Colinas. Mais inaugurações que marcam os 40 anos de história da Instituição, mais investimento em infraestrutura para contribuir com o processo de aprendizagem dos estudantes.

O reitor Gustavo Costa lembrou que as inaugurações resultam da soma de esforços de muitas pessoas do passado e do presente. Além disso, enfatizou que investir em educação pública é um ato de resistência nos dias atuais.

“O que representa inaugurar um novo espaço de ensino e pesquisa numa universidade pública neste Brasil de 2022? Esta inauguração, este espaço novo, moderno, útil, muito mais útil ficou depois do novo paradigma da sociedade digital surgido na pandemia, para nós é um ato de resistência. Investir na universidade pública no Brasil, no Maranhão, quando o que vemos são universidades que estão com dificuldades de pagar até a conta de luz, deve merecer de todos nós o reconhecimento, não individual, porque não se faz nada com o protagonismo individual, somos comunidade, partilhamos, fazemos juntos, pensamos e realizamos juntos. E o que colhemos hoje foi plantado por muitos. Os laboratórios não nascem de um estado, nascem dentro de um contexto que é de gestão, mas acima de tudo de educação, compromisso de educadores, de pessoas, de seres humanos, que se preocupam com outras pessoas. Eu digo, reafirmo e renovo o compromisso publicamente sempre de que na UEMA fazemos ciência para a vida”, disse o reitor.

O vice-reitor Walter Canales comentou “que esse é um momento muito gratificante para o gestor. Os laboratórios servirão para as atividades a distância e, também, os cursos presenciais, além da implementação do projeto de Metodologias Ativas, que impulsiona a inovação no processo de aprendizagem, levando a uma qualidade de ensino na nossa Universidade cada vez melhor”.

De acordo com a Diretora do Campus Presidente Dutra, Tânia Cavalcante, “o momento é de grande importância. Acredita-se na parceria e confiança entre reitoria, vice-reitoria e direção de centro. Agradecemos demais nosso laboratório. Muito importante para os alunos, pois a maioria não tem computador em casa e nem internet de qualidade que possa auxiliá-los nos trabalhos acadêmicos, pesquisas. Então, o momento é de muita gratidão”.

A Diretora do Campus Colinas, Cícera Borba, destacou que o campus está em festa pela celebração de mais uma conquista. “Um novo espaço que muito contribuirá para uma melhor assistência à comunidade acadêmica e que também faz jus aos desejos da nossa saudosa homenageada, que era de ver o nosso campus crescendo cada vez mais. Investir na infraestrutura é investir no conhecimento, acreditando no poder da ciência e da tecnologia. Que nosso novo laboratório de informática seja instrumento de aprendizado”, realçou ela.

Em Colinas, a inauguração contou, ainda, com  a presença do  vice-prefeito, João Haroldo Saraiva, que relembrou os avanços vivenciados pela UEMA Campus Colinas: “Antes quem desejava fazer faculdade ia para São João dos Patos e hoje temos uma estrutura excelente para o ensino, com uma maior oferta de cursos, desenvolvendo ainda mais nossa região”.

Estava presente, também, a irmã da homenageada Profa.Maria Helena Ribeiro Pereira, Sulamita Ribeiro, que emocionou-se com a homenagem: “agradeço de coração a todos os presentes e a todos que estão colaborando nessa homenagem. Meu muito obrigada”.

Intenção de doação de terreno para construção do Campus Presidente Dutra

Durante a inauguração do Laboratório de Informática “José Oscar de Melo Pereira” no Campus Presidente Dutra esteve presente o Dr.Orlando Pinto, cuja família doará um terreno de 5 hectares para construção do Campus UEMA na cidade.

“A realização de um sonho em Presidente Dutra, da construção do nosso campus universitário. Hoje nós temos instalações muito singelas que não atendem as expectativas da sociedade local em termos de ter mais cursos, laboratórios, enfim, o que a população local merece no que se refere ao ensino universitário. Então, eu só tenho a agradecer ao Dr. Orlando e sua família por fazer essa doação”, disse o reitor.

De acordo com o Dr.Orlando, “esse é um desejo familiar que façamos esse tipo de doação, em função da herança educacional que recebemos. Então, queremos fazer essa parceria para que possamos atender a juventude e também a outras idades da cidade e região.  Acreditamos que a educação promove mudanças, quebra barreiras e abre oportunidades”..

A formalização da intenção de doação será feita em breve.

Por Paula Lima