UEMA inaugura laboratórios nos campi Zé Doca e Bacabal

Por em 21 de junho de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão inaugurou, nesta segunda (20), o Laboratório de Metodologias Ativas “José Oscar de Melo Pereira” no Campus Bacabal e o Laboratório de Informática “João Paulo Nascimento Siqueira” no Campus Zé Doca.

O reitor Gustavo Costa enfatizou que foi o dia de celebrar a vida e a importância de defender a universidade pública e gratuita, que é o legado desta para as próximas gerações. Além disso, lembrou que os investimentos em infraestrutura da universidade oportunizam aos estudantes meios para desenvolvimento acadêmico, profissional e social. “Que estes laboratórios sejam só um símbolo de um espaço novo e disponível para os alunos, que tem que ser comemorado como tudo dentro de uma Universidade. Defendam como cidadãos a universidade pública e gratuita para vocês, filhos, irmãos, netos amanhã. Esse é o nosso legado. A universidade é muito mais do que barro, parede, tijolos e telhado, muito maior do que o que está dentro dos seus muros, porque é interminável a criatividade de vocês, o desejo de olhar o futuro e querer se desenvolver, dar altos voos e isso nos faz como docentes, educadores, gestores, corresponsáveis por esse processo. Por isso, está aqui hoje neste momento de reencontro, de celebração e vida para nós é também a exaltação da esperança, do humano e vocês são a melhor expressão disso”.

O vice-reitor Walter Canales, reforçou a intenção da gestão superior em investir cada vez mais em recursos que possam contribuir para a evolução  acadêmica dos alunos. “Tudo que está sendo feito é em prol de uma universidade melhor. E temos o projeto de melhorias dos laboratórios de ensino, informática, bibliotecas, espaços voltados ao melhor desenrolar da educação, em busca de uma interação maior com os alunos, professores e as metodologias ativas”, realçou.

O Diretor do Campus Zé Doca, Sérgio Nunes, agradeceu os investimentos feitos no campus e falou do empenho da comunidade acadêmica para fazer mais pelo desenvolvimento da sociedade. “Sempre queremos fazer com a educação um processo de transformação na vida das pessoas da região. Inauguramos esse instrumento com todo esse entusiasmo, sendo mais uma ferramenta na busca de levar cada vez mais conhecimento para os zedoquences”, destacou o diretor.

Em Bacabal, a Diretora do Campus, Rosy Mary Ribeiro, aproveitou a oportunidade para entregar placas de homenagem aos membros da Gestão Superior da UEMA e fez referência aos trabalhos realizados em prol do campus. “Nós e toda a equipe gestora do campus, alunos e toda a comunidade acadêmica sentem orgulho de ser UEMA e homenageia uma gestão comprometida com a ciência, com a tecnologia e com a inovação. Agradeço pelo laboratório equipado e adequado para pleno funcionamento”.

Sobre os homenageados

José Oscar de Melo Pereira – Formado em Engenharia Civil e Administração pela UEMA, foi professor da rede estadual de ensino, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Comunicação Social, superintendente de negócios e de micro e pequenas empresas da Secretaria de Indústria e Comércio do Maranhão, conselheiro da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, assessor da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA. Atuou diretamente na elaboração do último Plano de Desenvolvimento Institucional da UEMA (2016-2020). Ocupava o cargo de assessor da reitoria. Foi agraciado com o título de Professor Honoris Causa, e hoje tem um Prêmio da ODS UEMA que leva o seu nome, reconhecido pelo trabalho abnegado, devotado a uma causa nobre, a generosa contribuição técnico-profissional e a luta árdua diária em prol de uma instituição que se quer cada vez mais humana. Estas eram apenas algumas das imensas qualidades de José Oscar, ser humano muito amado por todos e de quem todos sentem uma saudade eterna.

João Paulo Nascimento Siqueira – Nascido em Zé Doca, o homenageado foi um cidadão que se destacou pela humildade e alegria como encarava a vida. Em 2014, assumiu o cargo de soldado do 29 Batalhão da Polícia Militar do Maranhão, onde contribuiu para a segurança da comunidade zedoquence. E, em 2017, ingressou na UEMA no curso de Administração Pública, modalidade ead, onde criou lanços e deixou eternas saudades.

Por Paula Lima