UEMA lança nova edição do Edital Mais Extensão

Por em 21 de junho de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), lançou na tarde desta terça-feira (21), no auditório do UEMAnet, o Edital do Programa Institucional Mais Extensão.

O Programa Institucional Mais Extensão Universitária é uma iniciativa da PROEXAE/UEMA articulado com as ações do Plano Mais IDH, do Governo do Estado do Maranhão, como forma de fomento às ações extensionistas da Universidade, para proporcionar a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de extensão nos municípios do Maranhão.

As ações têm por objetivo promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.

Participaram da solenidade o reitor, Gustavo Pereira da Costa; o vice-reitor, Walter Canales; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Aragão Catunda; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rita de Maria Seabra Nogueira; o coordenador de Extensão da PROEXAE, Felipe Jesus Moraes JUNIOR; a diretora do CECEN, Maria Gorette Cavalcante de Carvalho; a diretora do CCA, Ana Maria Silva De Araújo; o diretor do CCSA, Nicodemos Araújo Costa e o diretor do CCT, Fernando Lima de Oliveira; além de diretores de curso, chefes de departamento, professores e alunos.

Para o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, “nesta tarde, estamos vivenciando mais uma etapa virtuosa da nossa política institucional de promoção de apoio, de incentivo aos programas e projetos de extensão no âmbito da UEMA. O Programa Mais Extensão, como um programa criado nessa Gestão para mobilizar a comunidade acadêmica em torno de projetos, que na sua primeira versão, pudessem ser direcionados para os municípios de menor IDH, gerou para todos nós um aprendizado, esse aprendizado nos leva a ratificar um compromisso da UEMA com a extensão. A extensão representa a contribuição das universidades para a construção da coesão social, para a promoção da diversidade cultural, para levarmos o conhecimento que geramos, de maneira útil e aplicável, para grande parcela da sociedade. Se faz extensão por acreditar que esse é um instrumento que compõe um conjunto de soluções institucionais voltados a oferecer respostas para os graves e grandes problemas do nosso Estado e do nosso país. Para isso nós apoiamos a extensão universitária, para isso nós promovemos a extensão universitária, não como mero complemento do ensino ou como mero complemento da pesquisa, mas de maneira integrada e interdisciplinar”.

O vice-reitor, Walter Canales destacou a importância da presença crescente da extensão dentro das atividades universitárias. “A extensão na UEMA está tendo um olhar como se deve, um olhar com aporte de recursos que vem trazer o suporte adequado para que a extensão possa ser realizada. A UEMA está fazendo seu papel ao disponibilizar esses recursos, dando destaque a extensão dentro das nossas atividades e, evidentemente, isso é uma forma de chegar mais rapidamente a sociedade”.

O pró-reitor da PROEXAE, Paulo Catunda disse: “O lançamento de mais um edital do Programa Mais Extensão é a concretização do que estamos desenvolvendo na Pró-Reitoria. Neste novo edital, os projetos poderão ser executado em todos os municípios do Maranhão, com isso, estamos conseguindo avançar cada vez mais. O desenvolvimento dessas ações possibilita a nossa interação com a sociedade de forma efetiva”.

De acordo com o coordenador de Extensão da PROEXAE, Felipe Jesus Moraes JUNIOR, nesta nova edição do Mais Extensão, 2022-2024, Edital n° 06/2022 – PROEXAE/UEMA, os recursos financeiros alocados serão da ordem de até R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais), de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira da UEMA, que contemplarão 50 (cinquenta) projetos, com valores máximos de R$ 24.000,00 (vinte quatro mil reais) para cada projeto.

As inscrições iniciam hoje (21/06) e podem ser realizadas até o dia 21 de julho de 2022.

Acesse o edital clicando AQUI.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho