UEMA participa da 1ª Jornada Decolonial Internacional


Por em 8 de junho de 2022



                                                                                                                       

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Programa do Pós-Graduação Cartografia Social e Política da Amazônia, o Programa de Pós-graduação em Agroecologia, Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Maranhão, Curso de Zootecnia, Curso de Ciências Biológicas e a Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, integra a programação da 1ª Jornada Decolonial Internacional – Região Foco: O Arco de Regeneração da Amazônia. A Instituição executa ações envolvendo povos tradicionais, docentes e discentes da UEMA durante o período de 8 de junho a 2 de setembro.

                                                                                                                     

A 1ª Jornada Decolonial Internacional – Região Foco: O Arco de Regeneração da Amazônia realiza eventos paralelos em diferentes locais do mundo para se conectarem e aprenderem sobre a região em foco, contemplando o Maranhão e o Pará no Brasil. As atividades realizadas durante o evento estarão correlacionadas aos temas: Comunidades tradicionais; Violações dos direitos humanos; Contexto histórico de desmatamento; Contexto sócio-político-ambiental atual na região em foco; Ecossistema nativo da região em foco; Decolonização.

                                                                                                   

PROGRAMAÇÃO

DATA ATIVIDADE LOCAL SETOR
8 de junho Visita a unidades produtivas do NEAPO, realização de oficinas com os temas: manejo ecológico de pragas, doenças e plantas espontâneas São Luís Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Maranhão – NEAPO/Uema, Programa de Pós-Graduação em Agroecologia – PPGA/Uema e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – AGERP.
10 de junho Práticas de meliponicultura sustentável e preservação ambiental Bacabeira Curso de Zootecnia – CCA/Uema
9 de agosto Mesa redonda – Desenvolvimento, Mega Empreendimentos e Comunidade Tradicionais: imobilização e resistência Caxias Programa de Pós-graduação Cartografia Social e Política da Amazônia – PPGCSPA/Uema.
10 de agosto Mesa redonda – Museus Indígenas e Quilombolas na Pan Amazônia São Luís Programa de Pós-graduação Cartografia Social e Política da Amazônia – PPGCSPA/Uema.
11 de agosto Mesa redonda – Povos e Comunidades tradicionais e a Agenda 2030:  é possível um desenvolvimento sustentável? São Luís Programa de Pós-graduação Cartografia Social e Política da Amazônia – PPGCSPA/Uema.
11 de agosto Mesa redonda – Comunidades Quilombolas e a Violação dos Direitos humanos

 

São Luís Programa de Pós-graduação Cartografia Social e Política da Amazônia – PPGCSPA/Uema.
14 de agosto Meliponicultura como meio de desenvolvimento sustentável na Baixada Maranhense Arari/Brasil Arari Curso de Ciências Biológicas – CECEN/Uema
21 de agosto Sustentabilidade em fragmentos florestais periurbanos: possibilidades e perspectivas para o Cinturão Verde – São Luís/Brasil. São Luís Curso de Ciências Biológicas – CECEN/Uema
2 de setembro Desmatamento na Amazônia Maranhense: causas e consequências São Luís Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS/Uema

                                                                                                                   



Últimas Postagens