UEMA participa do 1º Torneio EcoPesca Pequenos Lençóis Maranhenses

Por em 22 de junho de 2022

Estudantes do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) participaram, dias 18 e 19 de junho, do 1º Torneio EcoPesca Pequenos Lençóis Maranhenses, na praia do Barro Vermelho, em Paulino Neves. O evento, organizado pela prefeitura do município e o Clube de Pesca Maranhão (CLUPEMAR), teve como objetivo fomentar a prática da pesca esportiva na modalidade pesque e solte, atrelada ainda ao turismo, com competidores de diversas partes do Brasil.

O evento contou com 124 pescadores e 16 pescadoras, sendo representantes de 9 estados (MA, PI, RN, CE, PE, AL, SP, SC e DF), além de 4 colombianos. Na ocasião, 584 peixes foram capturados (98% devolvidos a água com vida).

A equipe de fiscalização foi composta por 40 pessoas, dos quais um professor e 34 alunos de graduação e pós graduação da UEMA, que garantiram o manejo adequado ao bem estar animal e que fossem devolvidos ao mar em seguida. Essa atuação também permitiu que os estudantes obtivessem mais conhecimentos sobre as espécies de peixes capturadas.

Foram R$ 30 mil em prêmios, troféus para os 3 melhores colocados em cada categoria (masculino, feminino e maior quantidade de peças) e medalhas do 4° ao 10° colocado de cada categoria.

A participação dos estudantes da UEMA foi coordenada pelo Laboratório de Ictiofauna e Piscicultura Integrada (LABIPI), sob a chefia do prof. Jadson Pinheiro, do Departamento de Engenharia de Pesca, que, desde 2018, tem atuado no processo de fiscalização dos torneios de pesca de praia com a inclusão dos alunos dos cursos de Engenharia de Pesca, Biologia e Medicina Veterinária.

“A excelente participação dos alunos de engenharia de pesca como fiscais de um torneio de pesca esportiva demonstrou a perfeita associação de todo o conhecimento sobre pesca, métodos de captura, manejo dos peixes e bem estar animal com a realização da prática profissional, possibilitando o desenvolvimento de habilidades profissionais como responsabilidade técnica e trabalho em equipe. Esse trabalho mostrou que os nossos alunos foram bem preparados para a realização da atividade com responsabilidade, fato que nos rendeu bons elogios e convites para atuar em eventos futuros. Essa foi uma ótima atividade que demonstrou a importância da manutenção do tripé da Universidade pública, que levou em consideração o ensino, a partir dos conhecimentos trabalhados em sala de aula, da pesquisa através da tabulação e sistematização dos dados obtidos sobre a biologia das espécies de peixes capturadas ao longo do torneio, e da extensão com a interação gerada a partir do contato dos alunos com atores da cadeia produtiva da pesca esportiva no Maranhão”, disse o professor Jadson Pinheiro.

Por Paula Lima