UEMA realiza certificação de cursos de Pós-Graduação e Formação Continuada na modalidade EaD

Por em 9 de junho de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET), realizou, nesta quinta-feira (08), no auditório do UEMANET, a solenidade de entrega dos certificados aos alunos que concluíram os cursos de Pós-Graduação lato sensu em Psicologia da Educação e Gestão Educacional e Escolar; e do projeto de Formação Continuada de profissionais das escolas comunitárias no contexto da inclusão digital que contempla dois cursos: Curso de Gestão Administrativa Escolar e Curso de Tecnologias Digitais no Contexto da Educação Básica, ofertados na modalidade EaD.

O objetivo foi capacitar profissionais para a melhoria da atuação na esfera educacional. Cerca de 50 alunos receberam os Certificados.

Participaram da certificação o vice-reitor da UEMA, Walter Canales; a Coordenadora Geral do UEMANET, Ilka Serra e o Deputado Estadual, Duarte Júnior. Além de professores, coordenadores, assistentes, tutores e familiares.

De acordo com o vice-reitor da UEMA, Walter Canales, “hoje temos alunos exitosos que buscaram conhecimento para devolver para a sociedade. A missão de vocês é levar esse conhecimento adquirido para o dia a dia escolar de cada um. O sucesso se constrói com o esforço, portanto continuem trabalhando, com estudo contínuo, dedicação e cuidado para com aqueles que irão receber educação.

Segundo o Deputado Estadual, Duarte Júnior “nós temos propósitos e aqui hoje é a materialização de um, que é ver professores podendo se aperfeiçoar de forma democrática. Vocês são o resultado de um desafio que a UEMA acreditou. E, digo para vocês, façam esse ciclo de ações positivas girar, levem esses conhecimentos adquiridos para aqueles que mais precisam, ofereçam educação com qualidade para aquelas crianças e aqueles jovens que necessitam de uma oportunidade e que somente a educação vai garantir a eles”.

Na oportunidade, a Coordenadora Geral do UEMANET, Ilka Serra disse: “Vocês estão aqui hoje para receber essa certificação, que é uma certificação simbólica das 1.200 vagas oferecidas e aprovação de aproximadamente 1.000 alunos, que foi dedicada para professores e gestores da rede pública. Esse é o resultado do quanto é possível fazer, quando queremos. Com isso, a UEMA faz jus ao que ela prega como missão que é a formação qualificada em todas as modalidades, seja ela presencial ou a distância, em cursos de aperfeiçoamento, cursos técnicos, cursos de graduação, pós-graduação. Que seja somente um degrau, pois só capacitando os professores da rede públicas vamos ser o Estado que faz a diferença”.

Para a aluna do Curso de Tecnologias Digitais no Contexto da Educação Básica, Darlete Pinheiro Fonseca Rabelo a vivência e a prática do Curso foi extremamente relevante. “Durante a pandemia pudemos vivenciar desafios da educação, e em especial, a das Escolas Comunitárias, já que essas compõem mais da metade do ensino da educação infantil, com isso, a UEMA, por meio do UEMANET, fez a diferença, possibilitando as alternativas de inovações pedagógicas e o compartilhamento de conhecimentos. Assim, ampliamos as práticas pedagógicas inspiradoras no processo de ensino e aprendizagem com a proposta de que o gestor ou professor deve ter direito a uma formação continuada”, enfatizou Darlete.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho