Empreendedorismo: Estudante do 4º período do CST em Design de Interiores do PROFITEC cria negócio na área de floricultura

Por em 1 de julho de 2022

A estudante do 4º período do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores, do Programa de Formação Profissional Tecnológica (PROFITEC/UEMA), Maria Tereza Costa, já começou a empreender na área que está estudando com a criação da empresa Vila Flora, na cidade de Bacabal.

De acordo com a estudante, a ideia de criação da floricultura Vila Flora começou a ser elaborada durante as primeiras disciplinas do CST em Design de Interiores.

“Como meu intuito não era apenas fazer um curso, mas profissionalizar em uma das diversas áreas que o Design de Interiores cobre, sempre procurei, em todas as cadeiras possíveis, focar meus trabalhos acadêmicos na área que envolvia arte, desenvolvimento de produto e paisagismo; e, de todas as disciplinas, consegui extrair informações para que, ainda antes da conclusão do curso, pudesse abrir um empreendimento com segurança”, explica.

Ela conta que sempre teve o sonho de ter conhecimentos da área de Design de Interiores  e a oferta do curso pela UEMA foi uma oportunidade ímpar.

“Escolhi o curso pelo interesse em ter conhecimento técnico dentro da área de Design de interiores, tendo em vista que o ramo já me atrai naturalmente e comercialmente. Com a oferta do curso pela UEMA, vi como oportunidade única e, de fato, tem sido única essa experiência.”

Como nem tudo “são flores”, Maria Tereza teve dificuldades no início do curso por causa da pandemia.

“A princípio, tive certa dificuldade, não pelas disciplinas, mas devido à modalidade remota do curso que, agora, na modalidade presencial, mostra que de fato há a necessidade da utilização de salas de laboratório. Nesse período, tive que passar por adaptações pessoais para administrar bem a situação e ter melhor proveito em todas as disciplinas”, disse.

A persistência e motivação aliadas aos conteúdos de disciplinas como “Atelier de Projeto: Design Comercial e Visual Merchandising” e “Empreendedorismo” foram fundamentais para fazer o estudo e projeto do empreendimento da aluna.

“De todas as cadeiras consegui extrair conteúdos importantes, mas as duas disciplinas que, de fato, fecharam o projeto do empreendimento da Vila Flora, foram a de Atelier de Projeto: Design Comercial e Visual Merchandising, com a professora Nikole Melo, na qual pude fazer o estudo e projeto numa versão macro do espaço da floricultura, e Empreendedorismo, com o professor Inácio de Loiola, com quem aprendi como montar um plano de negócios, que hoje é, praticamente, a base de como gerencio a empresa”, comenta.

Para Maria Tereza, a floricultura não se limita à produção de arranjos ou buquê, mas no estudo das cores, estilos, materiais utilizados para a produção dos itens e, nesse caso, a pesquisa  é necessária para o bom projeto de assinatura floral de clínicas, hotéis, restaurantes e residências, etc. São muitas as áreas que a floricultura em si atrai e é possível captar clientes para projetos mais específicos.

“Há consultoria, principalmente porque o paisagismo não é um segmento ‘engessado’, então por mais que o cliente já tenha seu jardim executado, trata-se de espécies vivas, então, sempre tem aquela área onde precisa de manutenção ou reformulação de projeto para condicionar as melhores espécies. O curso de Design de Interiores tem sido uma ferramenta de infinitas possibilidades profissionais se considerar que ainda é uma versão micro do que almejo ter. É um curso rico em possibilidade para quem tem grandes metas”, pontuou.

De acordo com a coordenadora de polo do PROFITEC no campus Bacabal e professora do curso, Silvia Brandão, o curso de Design de Interiores é rico em oportunidades.

“Cada disciplina apresenta nichos de oportunidades pessoal e profissional. Assim, o aluno que compreendeu essa dinâmica do curso, começou a empreender e   produzir produtos. Somos gratos por, de alguma forma, contribuímos para esse sucesso”, disse.

Por Débora Souza