Alunos do Curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Campus Itapecuru-Mirim realizam visitas técnicas

Por em 23 de setembro de 2022

O Curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Campus Itapecuru-Mirim realizou duas visitas técnicas durante o mês de agosto. Com a retomada da 42ª EXPOEMA, houve a possibilidade da troca de conhecimento entre discentes do último período do curso e produtores na visita realizada no dia 06 de setembro. Os stands de empresas de máquinas e implementos agrícolas, irrigação e ração foram alguns visitados pelos alunos. Também foram observados os animais em exposição, com discussão sobre conhecimentos transferidos em sala de aula.

Os alunos também puderam participar da palestra intitulada “Boas Práticas de Fabricação e Comercialização da Farinha de Mandioca”, ministrada pelo professor e engenheiro agrônomo da SEMAPA-São Luís, Eduardo Mendonça Pinheiro. A diretora do CESITA, professora Thallita Serra, a professora Camila Nobre, diretora do curso, e professor John Ausique participaram desta visita e acompanharam os alunos.

Dia 19 de setembro os alunos do terceiro e sexto período puderam vivenciar a aplicação de conceitos e técnicas de permacultura na Estação Conhecimento VALE, localizada no município de Arari. Os discentes foram acompanhados pelo professor John Ausique e tiveram orientações da engenheira agrônoma Naélia Moura durante todo o dia, conhecendo as instalações do núcleo de permacultura coordenado pela fundação Mandu Social. Viveiros de mudas, casa de sementes, hortas, criação de aves e peixes e estação de compostagem foram algumas das instalações visitadas pelos alunos.

“A direção do curso acredita que estes momentos de vivência possibilitam aos discentes a fixação dos conteúdos ministrados em sala de aula, além da troca de conhecimento com criadores e produtores e é imprescindível no processo formativo dos futuros profissionais. Agradeço a Mandu Social e à UEMA pela oportunidade e disponibilização do transporte para estes dois momentos”, disse a Diretora do Campus Itapecuru-Mirim, Thallita Serra.