Avaliação Quadrienal da CAPES: Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – Rede BIONORTE

Por em 22 de setembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão obteve excelente resultado na avaliação quadrienal (2017 – 2020) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Entre os programas que obtiveram elevação de conceito está o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – Rede BIONORTE (curso de doutorado), que elevou o conceito para 5.

“Tive a honra de estar na coordenação do PPG-BIONORTE durante esse quadriênio e essa avaliação exitosa se dá por um esforço conjunto envolvendo não somente a coordenação geral e os coordenadores dos 9 polos estaduais, mas se deve principalmente em razão da dedicação dos estudantes, dos docentes, egressos e administrativos. E não poderia deixar de agradecer também o apoio que recebemos enquanto coordenação geral, da UEMA e da FAPEMA. O PPG-BIONORTE foi criado em 2012, sendo essa portanto a segunda avaliação da CAPES que participa, tendo mantida a nota 4 na avaliação de 2013-2016. Agora, com a nota 5 se torna um programa de pós-graduação consolidado em praticamente uma década de existência. Essa conquista deve-se também à produção do nosso corpo docente, que tem forte participação dos discentes e egressos nas publicações, além dos mecanismos de autoavaliação e acompanhamento dos egressos”, disse a Profª. Drª. Patrícia Maia Correia de Albuquerque, que coordenou o programa entre 2018-2022.

Sobre o Programa

Atualmente, são 26 instituições dos 9 estados da Amazônia Legal sendo a coordenação geral itinerante, estando na UEMA de mar/2018 a fev/2022 e na UFPA a partir de março de 2022. O programa tem 386 discentes matriculados, 197 docentes e já foram formados 494 doutores atuando na sua maioria na região amazônica.

No Maranhão, participam além da UEMA, a UFMA e a Universidade CEUMA e já foram formados 94 doutores.

Por Paula Lima