Avaliação Quadrienal da CAPES: Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (Curso de mestrado e doutorado) sobe para conceito 5

Por em 15 de setembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão obteve excelente resultado na avaliação quadrienal (2017 – 2020) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Entre os programas que obtiveram elevação de conceito está o Programa de Pós-graduação em Ciência Animal – PPGCA, que elevou o conceito para 5.

“Este desempenho alcançado pelo Programa representa o reconhecimento de um projeto estabelecido há 16 anos, liderado e sonhado por um grupo de docentes-pesquisadores da UEMA ainda atuantes no Programa, que prezam pela excelência na condução das suas atividades”, disse a Coordenadora do Programa, Profa. Dra. Andréa Pereira da Costa.

A coordenadora, ainda, ressaltou “que o êxito obtido na avaliação é consequência de um planejamento estratégico envolvendo pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PPG da UEMA, sendo incansável no auxílio aos coordenadores durante o quadriênio, das agências de fomentos, CAPES, CNPq, FAPEMA e do investimento em pesquisa e formação de recursos humanos realizados pela Instituição em seus cursos. Além dos docentes, discentes e técnicos que trabalharam para esta conquista e garantiram que o Programa firmasse sua identidade enquanto curso formador de recursos humanos na área de Ciência Animal”.

Ela, ainda, complementou: “este conceito evidencia o amadurecimento e o crescimento dos Pesquisadores do PPGCA e abre novas possibilidades de captação de recursos, mais desenvolvimento de pesquisas, maior qualidade, maior visibilidade e, assim, levando a uma maior perspectiva de aumento de conceito na próxima avaliação quadrienal da CAPES. Outro benefício advindo dessa avaliação é para a região que se beneficia com as pesquisas desenvolvidas e com profissionais ainda mais capacitados e que vão fazer a diferença na sociedade”.

Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal tem um papel fundamental como catalisador em formar profissionais competentes a atender os vários setores deste estado, quer seja no setor primário, na educação básica e superior, na indústria e em transformações de vida.

Dessa forma, o PPGCA tem como objetivo principal a formação de profissionais médicos veterinários, zootecnistas, biólogos, agrônomos, engenheiros de pesca, entre outros profissionais de áreas afins as áreas de concentrações e linhas de pesquisas, aptos a realizar a investigação científica e o desenvolvimento tecnológico inovador na Ciência Animal, tendo em vista, a busca de soluções para os problemas locais com abrangência nacional e internacional, capazes de propor ideias originais e de utilizar novas tecnologias que contribuam para a solução dos problemas inerentes aos grandes desafios da ciência contemporânea.

Por Paula Lima